Geral
11/07/2011 09:03 - Azeite extravirgem é destaque em festival
O primeiro azeite de oliva extravirgem produzido no Brasil é um dos destaques do 4º Festival de Inverno de Maria da Fé, no Sul de Minas, que começou na quinta-feira. Os participantes podem degustar e adquirir o produto pioneiro extraído pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desde 2008. No espaço Azeite e Cia, na Praça Getúlio Vargas, estão expostos, além do óleo, cosméticos, tintura e outros produtos derivados da oliveira.
As pesquisas da Epamig em olivicultura começaram há mais de 30 anos, com a escolha de cultivares que se adequassem às características de clima e solo da região da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o município de Maria da Fé. A primeira extração de azeite, em caráter experimental, foi feita em 2008. Em 2009, o Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite adquiriu um extrator de azeite, importado da Itália, e passou a processar o óleo em parceria com a associação de olivicultores da região.
Em 2010, o azeite da Epamig foi testado na Europa e bem avaliado por consumidores na Espanha e na Itália, onde foram feitas análises em laboratórios especializados. A previsão é de que o produto esteja nas prateleiras dos supermercados já em 2012.
Com o objetivo de avaliar a adaptabilidade da oliveira em diferentes condições climáticas, a Epamig desenvolve a cultura em caráter experimental em Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha, e em Araxá, no Alto Paranaíba. Além disso, conta com o maior banco germoplasma do país, na Fazenda Experimental de Maria da Fé, e desenvolve projetos que visam à qualidade do produto, do plantio ao consumo final, como o sequenciamento genético, que monitora a produção desde a escolha da cultivar até a comercialização do fruto, e estudos sobre os benefícios do consumo do azeite para a saúde.
O Festival de Inverno de Maria da Fé está sendo promovido em dois fins de semana, dos dias 7 a 10 e de 14 a 17. A programação inclui shows, gastronomia e exposições de arte e artesanato.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria