Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/07/2011 12:26 - Renda em alta estimula novos negócios no interior

Abertura de 2,7 mil lojas franqueadas em 16 municípios paulistas cria quase 16 mil empregos diretos

 

O interior de São Paulo recebe investimentos de R$ 498 milhões na instalação de 2,7 mil lojas de franquias, que serão abertas até o primeiro semestre de 2013 em 16 cidades do Estado. Essas franquias vão funcionar em 15 grandes shoppings que estão sendo construídos e em outros sete serão ampliados. O investimento vai gerar 15,9 mil vagas de trabalho. Essas lojas franqueadas representam 70% das 3.450 que vão ser instaladas nesses empreendimentos. Os números constam em informações divulgadas pela Associação Brasileira dos Shopping Centers (Abrasce), Associação Brasileira de Franquias (ABF), e pela franqueadora Cia de Franchising.

 

O resultado desses investimentos, segundo a ABF, é que o interior de São Paulo apresentará neste ano crescimento de mercado acima do Rio e São Paulo. "O interior deverá crescer 19% em novas lojas de franquias, mais que São Paulo e Rio, que deverão crescer 8%, e que a média do Brasil, que deverá ficar em 15%", diz o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.

 

O motivo da atração é o alto poder de fogo do consumidor interiorano, cuja renda tem aumentado, principalmente pela expansão da classe C e a busca por novos mercados. O interior de São Paulo, por exemplo, tem um Produto Interno Bruto (PIB) maior que o do Chile, e a necessidade das marcas de fugirem da alta valorização do metro quadrado paulistano - que foi de 25% no ano passado - e de encontrar uma alternativa para a falta de espaço, levou os investimentos para o novo "mercado emergente" das franquias.

 

"O mercado da capital não dispõe mais de pontos comerciais e a concorrência acirrada é um entrave para a entrada de novas lojas e até mesmo para a expansão de marcas já consolidadas", diz Marcos Nascimento, dono da Cia de Franchising, especializada em criar marcas e novas franquias, umas das líderes do País. "Também não há mais área disponível para a construção de grandes empreendimentos. Por isso, a indústria de shopping migrou para o interior, em busca de um novo mercado imobiliário e consumidor, com custos menores de instalação e manutenção", explica.

 

Segundo Camargo, o nível de renda, melhores salários e a industrialização do interior, levaram o movimento de consumo para o varejo. "Há três anos era impossível imaginar que cidades com 100 mil ou 150 mil tivessem condições de receber franquias, hoje elas mostram o contrário. É uma realidade", declara

 

No entanto, segundo ele, a transferência para o interior requer um pouco de paciência. "O único pequeno obstáculo é que o retorno, de 36 meses, pode demorar um pouco mais, três anos e meio ou quatro", diz.

 

Alimentação. O setor de alimentação deve liderar esse movimento, investindo R$ 96 milhões na abertura de novas lojas nesses empreendimentos, gerando 3.840 empregos nas praças de alimentação. Uma das novas franquias criadas para "invadir" o interior é a LeBeff, da dupla de cantores sertanejos João Bosco Vinicius e o administrador Fábio Marcondes. O trio pretende abrir 10 lojas no interior até o final do ano. As lojas vão vender carnes com cortes nobres em embalagens personalizadas e custarão entre R$ 350 mil e R$ 400 mil para os interessados em obter a franquia. A expectativa é de retorno do investimento em 24 meses. "Apostamos na ascensão do mercado para as carnes nobres, diz Fabio Marcondes, sócio da franqueadora.

 

Além do setor de alimentação, crescem as marcas de produtos para mulheres, lazer e educação. Segundo a ABF é natural que as franquias de serviços tomem a dianteira, como redes de alimentação. Além disso, vestuário, acessórios pessoais e educação devem chegar ao interior. Para Nascimento, todos os setores de franquias devem crescer com o movimento devido à opção dos shoppings pelas franquias.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>