Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/06/2011 11:11 - Na Samsung, objetivo é ganhar consumidor mais sofisticado

Enquanto a maioria das empresas vem concentrando esforços para ampliar sua presença na classe C, a Samsung Eletrônica parece estar de olho no topo da pirâmide de renda do Brasil. "Temos que buscar as classes A e B", disse ao Valor o coreano Jeongwook Kim, presidente da companhia no país. Há menos de seis meses no cargo, o executivo participou de um encontro com a imprensa, ontem, em São Paulo.

 

De acordo com Kim, expandir a participação da empresa nas classes de maior renda é importante para firmar a marca Samsung como uma referência no setor de tecnologia no Brasil. "Os mercados emergentes são os mais importantes hoje, já que as economias dos Estados Unidos e dos países europeus estão em dificuldades", disse. O executivo não soube precisar qual a participação das classes A e B no faturamento do companhia, nem a quanto pretende chegar.

 

A Samsung pretende ampliar, nos próximos meses, o número de produtos com preços mais altos disponíveis no varejo. Entre os equipamentos estão notebooks que podem custar até R$ 5 mil, smartphones de R$ 2 mil e tablets. Ao Valor, Silvio Stagni, vice-presidente da área de telecomunicações da Samsung afirmou que a estratégia faz parte de um alinhamento em relação à imagem que a companhia já tem fora do mercado brasileiro. "A Samsung é vista como uma marca 'premium'", disse.

 

A estratégia da companhia de se dedicar a produtos mais caros se contrapõe a uma orientação recente da rival japonesa Sony. Há duas semanas, a Sony - cuja marca é reconhecida entre o público das classes A e B - anunciou que pretende explorar mais oportunidades na classe C. Para Kim, essa ampliação de foco da concorrente pode ser uma boa oportunidade para a Samsung promover produtos como TVs conectadas, smartphones e tablets.

 

O foco em produtos mais caros não significa que a companhia planeja reduzir seus esforços na classe C, disse Kim. "Estamos trabalhando para entender os gostos e preferências do consumidor e ter produtos que atendam aos desejos deles. Vender para a classe C não é só uma questão de preço", disse.

 

Em 2010, a Samsung teve um faturamento de US$ 5 bilhões no Brasil. Em reais, o crescimento da companhia foi de 32% na comparação com 2009. Para este ano, a estimativa de expansão é de 20%. De acordo com Kim, os negócios com melhor desempenho serão os de notebooks, telefones celulares e tablets. "Os outros segmentos não estão tão acelerados. A área de TVs teve um desempenho parecido com o do ano passado no primeiro semestre", disse.

 

Na lista de mercados com maior receita para a Samsung no mundo, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia. Segundo Kim, até o fim do ano o Brasil pode assumir a terceira posição no ranking interno. Para os próximos três anos, o executivo tem um objetivo ainda mais audacioso: desbancar a China.

 

Ainda esta semana, a companhia pretende colocar no varejo um tablet de R$ 1 mil. O aparelho, uma versão do equipamento lançado em novembro, será o primeiro fabricado no país com incentivos fiscais específicos. De acordo com Stagni, até o fim de julho mais dois modelos serão lançados. A estimativa do executivo é de que ao todo 600 mil tablets sejam vendidos no país este ano. Os principais compradores serão empresas e governos.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>