Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

22/06/2011 09:51 - Comércio espera alta de 12% nas vendas de São João

Setor espera que demanda seja maior do que em 2010, quando tiveram que competir com venda de artigos para a Copa .

 

As vendas de produtos de festas juninas devem aquecer o mercado varejista em 2011. A expectativa dos fabricantes e comerciantes brasileiros de produtos típicos é que neste ano a demanda seja maior do que em 2010, quando tiveram que competir com a venda de artigos para a Copa do Mundo. De comidas e roupas típicas a fogos de artifícios e itens de decoração, as festas juninas movimentam um extenso mercado em todo o país.

 

Na 25 de Março, em São Paulo, um dos principais centros de distribuição para o varejo brasileiro, 30% das 2 mil lojas vendem algum tipo de produto para a data festiva. A estimativa da entidade que representa os lojistas é que neste ano o volume de vendas de produtos típicos cresça 12% em relação a 2010.

 

"Ano passado a demanda foi muito diversificada porque a Copa coincidiu com as festas juninas. Neste ano os lojistas estão focados nas festas juninas, então temos muita oferta de produtos diferenciados, o que atrai os consumidores", afirma Cláudia Urias, assessora executiva da União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (Univinco).

 

As festividades são o principal motor das vendas de fogos de artifício. Somente no mês de junho, os fabricantes vendem mais de 30% do volume comercializado em todo o ano. Apesar de já ter ocupado o topo do ranking, a data continua sendo a segunda mais importante para o segmento. "Há uns 20 anos as festas juninas representavam 60% das nossas vendas, mas agora o réveillon ultrapassou o mês de junho. Mesmo assim o mercado continua muito aquecido", conta Valter Jeremais, diretor administrativo da Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi), que representa a indústria e o comércio de fogos de artifícios.

 

Para a artesã brasiliense Soraya Michelle de Assis, de 29 anos, a demanda também fica atrás apenas do Natal, tradicionalmente a data mais importante para o varejo brasileiro em geral. Há 10 anos ela confecciona arranjos de decoração feitos de tecido, madeira, produtos reciclados e outros materiais. Atualmente, a autônoma, que pretende se formalizar e virar empreendedora individual em breve, fornece itens para diversas empresas de Brasília, além de condomínios residenciais e pessoas físicas.

 

Neste ano, a demanda pelos bonecos, arranjos caipiras e flores está crescendo, conta a artesã que fornece, principalmente, para lojas de Taguatinga (DF). "Está aumentando muito a procura por artigos de decoração. O mercado está cada vez mais exigente e acho que meu produto atende, já que é feito com muito cuidado e com exclusividadeõ, comemora. Por dia, Michelle faz cerca de 120 arranjos, entre pequenos e grandes.

 

No Distrito Federal, a expectativa é que as vendas cresçam 10% em relação a 2010, segundo previsão do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista). "Não há como essa época não ser agitada no Distrito Federal. A forte de presença de nordestinos faz com que as festas juninas movimentem o DF", afirma o presidente da entidade, Fábio de Carvalho.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>