Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/06/2011 11:17 - Café: consumo de bebida gourmet cresce 21,3%

O consumo de café gourmet cresceu 21,3% em 2010, aponta pesquisa anual divulgada ontem pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O estudo também revela que o consumo de café fora de casa cresceu 307%, passando de 14% em 2003 para 57% em 2010. Outro dado importante é sobre a intenção dos brasileiros de pagar a mais por um bom café: 45% dos entrevistados disseram ter esta disponibilidade.

 

Segundo a Abic, o segmento de cafés finos e diferenciados, embora representem ainda a menor parte do consumo geral da bebida, cresce de 15% a 20% ao ano, e está sendo impulsionado principalmente pelas cafeterias e casas de café. Em 2010 o segmento gourmet correspondeu a algo em torno de 4% do mercado, ou 800 mil sacas, com uma participação entre 6% a 7% na receita, o que significa um volume de R$ 380 milhões.

 

Para Rodrigo e Rafael Branco Peres, diretores do Café do Centro - maior torrefadora de grão gourmet e especiais do país -, estes resultados demonstram que o café gourmet deixou de ser um produto relacionado apenas à alta gastronomia e cafeterias. "Outros estabelecimentos como postos de gasolina, escritórios, consultórios e pequenos negócios vêm adquirindo o hábito de servir apenas café gourmet, além disso, o consumidor final está cada vez mais ávido por qualidade. Informações sobre a origem do café, como foi colhido, qual a variedade do grão, o sabor, o corpo e o nível de acidez, que antes eram pouco relevantes, se tornaram fundamentais para apoiar a decisão de compra", observam.

 

Outro fato relevante é um novo modo de consumir café gourmet em casa, comprado em estabelecimentos, diferentes dos tradicionais super e hipermercados ou empórios. Começam a aparecer no país novos pontos de venda de gourmet, para serem levados para casa do consumidor, como relatam Rodrigo e Rafael Branco Peres. "Hoje já é possível levar para casa o excelente café gourmet tomado em bons restaurantes, bistrôs, lojas de conveniência e até postos de gasolina, diante dessas possibilidades percebemos que surgem novos pontos de venda, ainda mais próximos do dia a dia dos consumidores", ressaltam.

 

Fidelidade - Apesar da alta nos preços repassada ao consumidor, o consumidor de café gourmet é fiel às marcas e sabe distinguir um produto diferenciado, cujo blend segue padrões de qualidade e não muda com a alta de preços. Os irmãos Branco Peres destacam que "essa noção vem sendo ampliada por conta do aumento do consumo fora de casa, que está em ascensão em todo o país". "Hoje já vendemos gourmet em Natal, Amazonas e Recife, praças que há dois anos não atendíamos", afirmam os diretores.

 

O crescimento na venda de café gourmet da torrefadora comprova a ascensão, as vendas foram de 15% em 2006, para 40% do faturamento em 2010, o que representou um total de R$ 30 milhões de reais. Para 2011 a expectativa é crescer 30% e reforçar a presença no interior de São Paulo, Paraná e Nordeste.

 

O Café do Centro é uma das maiores torrefadoras de grãos gourmet e especiais do país, que começou os negócios em São Paulo em 1916, quando a marca pertencia à família Nahum. Em 1995 o Grupo de Agronegócios Branco Peres adquiriu a marca e iniciou o processo de expansão e gestão do negócio.

 

Além do café gourmet, a empresa disponibiliza todos os grãos de origem arábica - um tipo mais requintado, com blends diferenciados - proveniente de seis regiões diferentes do Brasil: Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Com cerca de 3.000 clientes, o Café do Centro atua no fornecimento de cafés para restaurantes, bistrôs, cafeterias, bares, etc. Está presente em lugares sofisticados, como Grupo Fasano, Due Coucchi, Le Marais Bistrot, L’ametié Restaurant e il Fornaio D’Itália.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>