Geral
02/06/2011 12:01 - Política global faz cair venda do Walmart
Promoções dão lugar ao sistema do "preço baixo todo dia"
Marcos Samaha implantou no Brasil há exatos cinco meses a política global da maior varejista mundial, Walmart, batizada de "preço baixo todo dia". Na prática, significa que a rede aboliu as promoções e passou a adotar o menor patamar de preços de produtos possível na gôndola. Mas os resultados foram um pouco amargos nesses primeiros 150 dias: as vendas caíram um dígito, em comparação com o mesmo período do ano passado.
"O cliente que encontrar um preço menor na concorrência pode, sem burocracia, conseguir ter o preço coberto na boca do caixa", afirma o presidente do Walmart no Brasil. Hoje são mais de 10 mil itens dentro do programa, que deve ser estendido paulatinamente a todo o mix.
O executivo atribui a queda nas vendas "aos consumidores flutuantes, que vagam de uma loja a outra em busca de promoções, mas são minoria na rede".
Seu maior objetivo é que, na apresentação dos resultados fiscais de 2011, em fevereiro, o Walmart Brasil não seja citado da forma depreciativa. A diretoria da empresa, nos Estados Unidos, já afirmou ter ficado decepcionada com os resultados da filial brasileira, que não acompanhou o desempenho do grupo (o lucro operacional da filial no quarto trimestre caiu 41,7%, enquanto o do mundo subiu 7,3%). "Trabalho dia e noite para não ter que ouvir mais esse comentário", afirmou Samaha, ontem, ao Valor.
Samaha garante que é possível reverter a queda nas vendas, com a demonstração ao consumidor de que o compromisso do Walmart com o menor preço, sempre, é mais vantajoso.
A rede deu início a uma campanha agressiva de marketing, em que convidou consumidores de redes concorrentes a fazer a mesma compra no Walmart. A escolha dos clientes foi auditada pela consultoria Unique. "Teve consumidor que afirmou que, comprando no Walmart, poderia economizar um salário por ano", afirmou Samaha.
A política do "preço baixo todo dia", que engloba o aumento do número de itens de marca própria e o reforço da parceria com fornecedores, já teria trazido alguns resultados positivos, segundo o executivo.
Ontem, no encontro anual de funcionários do Walmart, realizada na Arena Barnhill, da Universidade do Arkansas (EUA), Samaha disse que, desde que a prática foi adotada, houve 36% de redução de reclamações sobre preço dos produtos (que variava na gôndola devido às promoções) e 3,9% de aumento de ligações positivas de clientes, elogiando a iniciativa da varejista.
Neste ano, a companhia vai investir R$ 1,2 bilhão na abertura de 80 lojas no Brasil, 60% delas com as bandeira Todo Dia, de loja de vizinhança, e Maxxi, atacadista. Quase dois terços das lojas serão abertas na região Nordeste. Trata-se de um novo posicionamento, com atenção redobrada aos consumidores das classes C, D e E.
Quanto à movimentação entre Pão de Açúcar e Carrefour, Samaha afirma que não vai "comprar market share" a qualquer custo. Walmart chegou a manter conversas com o Carrefour, há dois anos, sobre uma possível venda da operação dos franceses no Brasil. "Cada uma das nossas aquisições é muito bem avaliada", diz o executivo, que reclama do preço das redes varejistas. "Está tudo muito inflado no Brasil".
Este ano, a companhia vai investir R$ 1,2 bilhão na abertura de 80 lojas, 60% delas com as bandeira Todo Dia, de loja de vizinhança, e Maxxi, atacadista. Quase dois terços das lojas serão abertas na região Nordeste. É o novo foco do Walmart, voltado às classes C, D e E.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria