Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/06/2011 10:24 - Citricultores buscam alternativas à indústria

Setor produtivo de laranja debate formas de reduzir dependência da indústria do suco e aumentar consumo interno da fruta

 

Em vez de ficar discutindo custos e preços da caixa de laranja com a indústria de suco, os citricultores começam a pensar em alternativas de comercialização que permitam aumentar o consumo da fruta sem que este esteja condicionado apenas à venda da safra às grandes esmagadoras de laranja.

 

O tema foi discutido por citricultores na semana passada, durante o Fórum de Defesa da Citricultura, realizado na sexta-feira na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu (SP). Na ocasião, estiveram presentes a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). "Hoje o produtor não tem poder de barganha com a indústria, pois praticamente não existe outra alternativa de venda da safra", diz o técnico agrícola responsável pela elaboração das planilhas de custo da Associtrus, Márcio Borella.

 

"Problema nosso"

 

Segundo ele, se cada citricultor destinasse 20% do que produz a outros mercados, como o de fruta in natura, haveria diminuição da oferta de laranja para a indústria, o que permitiria a alta do preço do suco no mercado externo e, consequentemente, melhor remuneração para os produtores internamente. "E isso não é problema da indústria. É problema nosso. Veja o caso do café: por anos fomos os maiores produtores, com consumo interno baixo, porém. Mas isso está mudando graças a esforços do setor cafeeiro. Talvez seja esta a saída para a citricultura, já que, no caso do suco de laranja, o consumo no mercado externo está estático."

 

O mesmo afirmou o presidente da Associação dos Municípios Citrícolas do Estado de São Paulo (Amcisp), Dorival Sandrini, que também é prefeito de Cajobi, norte do Estado. "O citricultor precisa se mexer. Precisa ser mascate da sua produção e levá-la aos supermercados, restaurantes e bares. A saída está no mercado interno".

 

O prefeito Marcos Corrêa, de Pratânia, município vizinho a Botucatu, onde a citricultura vem crescendo nos últimos cinco anos, endossa o argumento. "Os produtores da minha região que não trabalham com a indústria vendem para o varejo ou outros locais e estão com sorriso de orelha a orelha."

 

Estudo

 

Um estudo abordando justamente esta questão (o consumo de frutas pelo brasileiro) será divulgado ainda este mês pela CNA, informou o Coordenador de Assuntos Econômicos, Renato Conchon. "Ele responderá às demandas de várias cadeias da fruticultura e deve servir para nortear possíveis ações para fomentar o consumo da laranja e de outras frutas", explica Conchon.

 

Merenda

 

Uma dessas ações, apontaram os participantes do evento, será a criação de uma proposta de lei para incluir suco de frutas, o de laranja entre eles, na merenda escolar. Segundo Conchon, a proposta está sendo estruturada pela Frente Parlamentar da Fruticultura e deve ser apresentada ainda este mês.

 

Uma lei do gênero até chegou a ser aprovada no Estado de São Paulo, mas acabou sendo vetada pelo então governador do Estado, Mário Covas, diz o presidente da Associtrus, Flávio Viegas. "Até tentamos retomar a questão anos mas tarde, sem sucesso." Ele atribui os fracassos anteriores ao fato de as propostas incluírem apenas o suco de laranja. "Primeiro porque agricultores de outros tipos de fruta poderiam se ver excluídos e segundo porque, envolvendo outras cadeias, o peso da articulação política é maior", avalia.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Bebedouro (SP), José Oswaldo Junqueira Franco, a intenção é boa e pode, sim, ajudar a melhorar a renda do produtor, mas ressalta que é preciso uma mudança de paradigma e de planejamento, pois hoje o produtor está acostumado a entregar a safra de uma vez, o que é mais cômodo. "Além disso, em face do tamanho do mercado interno é preciso pensar também na constância da oferta", alerta.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>