Geral
01/06/2011 10:46 - Programas de fidelidade miram a classe popular
Após o sucesso do Multiplus, os programas de fidelidade agora desembarcam com força na classe popular. A Cia. Bozano, acionista da Embraer e da Azul, e um grupo de sete executivos de mercado lançam neste mês um programa de fidelidade focado nesse público.
O diferencial desse programa - batizado como netpoints - é que a base de clientes se formará a partir de uma rede social em que os amigos se beneficiam das compras realizadas entre eles. Trocando em miúdos: quando o amigo indicado faz uma compra a pessoa que o indicou também acumula pontos no programa. Por exemplo, uma pessoa que gasta em média R$ 300 por mês e tem outros cinco amigos que fazem compras neste mesmo valor, durante seis meses, consegue trocar os pontos por uma passagem aérea nacional.
"A pontuação da netpoints não expira. A grande dificuldade da classe popular, que não faz compras de alto valor, é trocar seus pontos do cartão de crédito antes do prazo vencer. Ao mesmo tempo a classe popular está viajando cada vez mais de avião e almeja conseguir passagens por meio de programas de fidelidade", explicou Carlos Formigari, presidente e sócio da netpoints. Até janeiro, Formigari era o principal executivo da Tempo Assist e, anteriormente, trabalhou na área de cartões de crédito do Unibanco.
A netpoints está recebendo investimento de cerca de R$ 10 milhões para desenvolvimentos da plataforma e rede social, além de marketing - ferramenta considerada essencial nesse segmento. A Cia Bozano, que detém 30% do capital da empresa, fez o principal aporte no investimento tecnológico da netpoints.
Outros diferenciais adotados pela netpoints para atrair a classe popular é a possibilidade de transferir os pontos para os amigos, acumular pontuação em estabelecimentos físicos e oferecer serviços como guincho e chaveiro, por exemplo, para seus usuários.
O executivo acredita que o maior interesse será por passagens aéreas e pacotes de viagem, mas os pontos da netpoints também poderão ser trocados por produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, crédito para celular, livros, entre outros itens que costumam atrair os compradores internautas.
Mesmo com a Cia. Bozano sendo acionista da Azul e da netpoints, Formigari garante que os usuários do programa poderão resgatar passagens de outras companhias aéreas. Uma agência de turismo, cujo nome não foi revelado, será a responsável pela negociação. No Multiplus, cujo acionista principal é a holding TAM S.A., os bilhetes são sempre da TAM ou de companhias internacionais parceiras.
Um dos desafios para a netpoints será a conquista de parceiros, uma vez que o Multiplus já tem contratos de exclusividade com diversas empresas.
Outro concorrente na netpoints é o Dotz, programa de fidelidade criado há 11 anos destinado ao público premium e que agora está voltando suas atenções para a nova classe média. "Em 2000, só as pessoas de alta renda tinham computador e nossa atuação era apenas pela internet. Agora, muitas pessoas têm acesso a web e também temos parceria com lojas físicas", disse Roberto Chade, presidente da Dotz, que tem como sócio o programa de fidelidade canadense LoyaltyOne e tem parceria com o Banco do Brasil.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria