Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/05/2011 11:15 - Como ele foi pensar nisso?

Numa indústria sem muita criatividade, físico português inova ao criar o papel higiênico preto

 

Transformar um produto banal, que todos usam e ninguém dá muita atenção, num objeto de consumo sofisticado e com preços até cinco vezes mais altos. Esse foi o caminho tomado pela portuguesa Renova ao criar um papel higiênico preto. O produto foi responsável por uma guinada na companhia criada em 1939. De uma fabricante que tinha como mercado principal o território português, ela passou a vender para o exterior - inclusive para o Brasil, onde o produto chega agora.

 

A ideia partiu do presidente da empresa, Paulo Pereira da Silva, enquanto assistia a um espetáculo do Cirque du Soleil, em Las Vegas. "Vi os malabaristas descendo desenrolando os panos pretos. Pensei, então, por que não um papel higiênico preto?", conta. Alguns meses depois, estava encontrada a fórmula química do corante para fabricar o papel preto e perfumado que criou uma nova categoria do produto.

 

A reação à novidade surpreendeu. "Apresentamos numa feira em Paris no ano de 2005. Aí começamos a ter muitas publicações na imprensa. O produto passou a ser vendido no Louvre e na Printemps", relata. Depois do papel higiênico, vieram os guardanapos, os lenços, o papel-toalha e o papel facial nas mais diferentes cores. "Nós reinventamos o produto", gaba-se, sem revelar o faturamento da companhia nem o porcentual de vendas desses novos produtos.

 

O sucesso veio também das compras pela internet. "Tivemos algumas encomendas de figuras do mundo do cinema que encomendaram de Los Angeles", conta, sem revelar o nome dos atores.

 

O papel higiênico preto até já teve tentativas de cópias, mas estava protegido por patentes. "Foi uma empresa da Alemanha. Entramos em contato e eles deixaram de produzir."

 

Imagem. À frente de uma fábrica no meio do campo, em Torres Novas, a 100 quilômetros a norte de Lisboa, a imagem de Silva não combina com a de um empresário de uma cidadezinha do interior de Portugal. Cabelo comprido, cara de cientista maluco, não gosta de usar gravata. Seu escritório na empresa é totalmente fora do convencional: há um cesto de basquete em cima da porta e um quadro negro com fórmulas de física, como a da relatividade restrita, de Einstein, e a de Paul Dirac, que inaugurou a física quântica e concluiu que a eletricidade e o magnetismo são a mesma coisa. "São fórmulas muito elegantes", afirma. A área administrativa da fábrica funciona em um espaço aberto, com quatro balanços que os funcionários podem usar e um saco e luvas para praticar boxe.

 

Formado em física em Lausanne, na Suíça, Silva pretendia seguir a pesquisa teórica. Mas, em 1984, foi convidado para dirigir a empresa da família. Fundada por um grupo de seis famílias, a Renova tem duas fábricas de papel no meio de uma região rural. Atualmente, tem cerca de 200 acionistas, descendentes dos primeiros proprietários.

 

Na empresa, a postura é inovar. Uma dessas novidades foram os papéis com fórmulas químicas, físicas e matemáticas. Há fórmulas que estão erradas e a empresa dá um presente a quem descobrir o erro. O empresário juntou uma equipe de físicos para pensar os novos produtos. "Encontro nos físicos duas características muito importantes: eles têm, ao mesmo tempo, espírito criativo e a precisão de um engenheiro."

 

Para aumentar as vendas, a Renova teve de criar um canal de distribuição diferente. "Se estiver no supermercado ao lado do papel higiênico normal, ninguém vai pagar cinco vezes mais. Passamos a vender em canais exclusivos, como as lojas de decoração", conta Paulo. Os papéis passaram a ser vendidos em pacotes transparentes de duas unidades e sua exposição nas lojas foi inspirada no mobiliário das sandálias Havaianas. No Brasil, por ora, serão vendidos apenas pelo site da empresa.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>