Geral
30/05/2011 10:24 - Associação de 16 supermercados estuda abrir capital
Ideia em estudo pela Rede Brasil é fazer lançamento de ações em 2 a 3 anos, para ganhar estrutura financeira
Integrantes do grupo estão em 11 Estados, com 306 lojas; em conjunto, faturamento é estimado em R$ 13 bi
Associação formada por 16 supermercados, a Rede Brasil iniciou estudos para fazer uma oferta pública inicial de ações, para ganhar estrutura financeira e ter mais espaço no crescente mercado de varejo brasileiro.
A ideia, segundo o presidente da rede, Antônio Monte, é que a abertura de capital ocorra num prazo de 2 a 3 anos.
Entre os integrantes da Rede Brasil estão os supermercados Coop (São Paulo), Condor (Paraná), Zona Sul (Rio de Janeiro), Bahamas (Minas Gerais) e Nordestão (Rio Grande do Norte).
A Rede Brasil também avalia a criação de um braço financeiro, para garantir mais crédito aos clientes, com a criação até de um cartão de crédito próprio.
"A oferta de ações daria musculatura financeira e valorizaria as empresas do grupo. É uma coisa que tem que ser bem costurada, já que são diferentes empresas. Mas está em estudo", afirma Monte.
Se consolidados numa única empresa, os supermercados da Rede Brasil formariam a quarta maior companhia do setor, com faturamento estimado de R$ 13 bilhões em 2011.
HISTÓRICO
A Rede Brasil foi formada em 2004, com seis supermercados de Minas Gerais e Mato Grosso.
Com o tempo, novas empresas passaram a fazer parte do grupo, que se tornou uma sociedade anônima no ano passado.
Atualmente, está em 11 Estados das cinco regiões do Brasil e conta com 306 lojas. Até o fim do ano, mais 27 serão abertas.
O grupo atua de forma conjunta na importação de produtos e na criação de marcas próprias.
"Estamos comprando 15 contêineres de uma vez. Se estivesse sozinho, compraria apenas meio. Isso nos dá mais flexibilidade na hora de negociar", afirma o presidente da rede.
No mercado interno, as empresas ainda negociam de forma independente a compra de produtos para colocar nas gôndolas.
Mas a modernização das lojas já começa a ser planejada de forma conjunta. Novos equipamentos de tecnologia são avaliados por todas as empresas para uma compra única.
Monte admite a entrada de outras empresas no grupo, mas ressalta que não está em busca de quantidade.
De acordo com ele, para entrar na rede, um supermercado deve faturar, pelo menos, R$ 300 milhões ao ano.
"Não temos uma meta de crescimento. Buscamos ter os melhores resultados possíveis e minimizar perdas", acrescenta.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria