Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/05/2011 10:59 - Tetra Pak lança garrafa cartonada para leite

Tetra Evero Aseptic estará em oito clientes europeus da companhia sueca ainda neste ano, mas só em 2012 a tecnologia começa a ser comercializada na América do Sul

 

O crescimento nas vendas de leites especiais e a penetração das garrafas plásticas nesse mercado levaram a Tetra Pak a lançar ontem a primeira garrafa cartonada longa vida do mundo. Chamada de Tetra Evero Aseptic, a nova embalagem é considerada dentro da companhia como sua maior inovação no mercado de leite longa vida desde a inserção de tampas abre-e-fecha nas tradicionais caixinhas Tetra Pak.

 

Lançada oficialmente ontem na matriz da companhia em Lund, na Suécia, a Tetra Evero chegou ao mercado espanhol há três semanas. Até o fim de 2011, apenas oito clientes da Europa Ocidental terão acesso às máquinas. “A partir de 2012 faremos o lançamento comercial, com expansão para a América do Sul e o Leste Europeu”, diz o vice-presidente de marketing e gestão de produtos da Tetra Pak, Charles Brand.

 

Além da proximidade com os centros que já conhecem a tecnologia, a escolha por começar na Europa decorre do fato de a Tetra Evero ter como grande atributo a concorrência direta com as garrafas plásticas para leite.

 

Pouco comuns no mercado de leite do Brasil, as garrafas plásticas são fortes concorrentes das embalagens cartonadas da Tetra Pak em países como França e Alemanha. “Sentíamos uma lacuna no nosso portfólio para competir comas garrafas plásticas, mas é natural que a Tetra Evero também compita com nossas outras embalagens cartonadas”, prevê Brand.

 

Essa canibalização não é mal vista na empresa, e é o que deve ocorrer no mercado brasileiro. “A Tetra Evero é o sistema mais caro que oferecemos hoje, mas vemos um grande mercado no Brasil pelo fato de os consumidores estarem prontos para pagar alguns centavos a mais por uma embalagem premium”, diz o vice-presidente executivo de desenvolvimento e engenharia da Tetra Pak, Michael Grosse.

 

O potencial que a companhia enxerga no produto para o mercadobrasileiro está no crescimento dos leites de alto valor, com características funcionais, e que podem ganhar mercado e visibilidade ao se diferenciar das demais embalagens. Mais alta que todas as caixinhas Tetra Pak, a Evero possui o topo e a tampa em plástico, o que a torna similar a uma garrafa plástica. Mas todo o restante do seu corpo é cartonado, o que reduz o custo de produção. “Nosso foco inicial foi a garrafa de 1 litro de leite e, onde existir esse mercado, estaremos lá coma Evero”, garante Brand.

 

Diferenciar produtos

 

Além de fazer frente às garrafas plásticas, a Evero pode se tornar uma arma de seus clientes no crescente desafio de diferenciar seus produtos no comoditizado mercado de leites. Não é por acaso que a primeira linha de produtos com a Tetra Evero é de leites especiais. A indústria láctea espanhola Capsa lançou três produtos com a nova garrafa: um leite enriquecido com fibras, um com colesterol reduzido e outro que promete fortalecer o sistema imunológico.

 

Já os leites enriquecidos com Ômega 3, ferro e zinco não podem ser envasados na nova embalagem, pelo menos por enquanto. A Tetra Pak ainda desenvolve uma versão da garrafa que possa receber leites como esses, que são sensíveis ao oxigênio.Com esse avanço, a Evero também poderá passar a receber outras bebidas, como sucos de frutas, por exemplo.

 

Ainda é difícil prever a penetração da nova tecnologia no Brasil,mas o país foi umdos escolhidos para as pesquisas de opinião com consumidores. “A aceitação não chega a ser maior do que na Europa porque as embalagens cartonadas já são mais fortes, mas vimos interesse dos consumidores e dos clientes”, diz o diretor de garrafas cartonadas, Geir Harstad. *viajou a convite da empresa

 


Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>