Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/05/2011 12:05 - Ações de relacionamento rendem quase R$ 40 milhões à Coop, de SP

Varejo: Para faturar R$ 1,68 bi em 2011, rede também vai estrear em postos de combustível

 

Bolo de presente no dia do aniversário, leve o xampu e pague R$ 0,01 pelo condicionador, ganhe um guaraná na compra de duas pizzas. A fórmula do brinde e do desconto é velha conhecida do varejo, mas a sua aplicação dirigida a públicos selecionados conforme o seu volume de compras, rendeu à Coop um incremento de R$ 38 milhões no faturamento de 2010. Esse foi o montante obtido pela rede de supermercados sediada em Santo André, na Grande São Paulo, a partir da implementação de 149 ações de relacionamento. O valor responde por quase um quarto do aumento das vendas no ano, que foi de R$ 161 milhões.

 

Em 2011, a empresa pretende faturar até R$ 42 milhões a partir das estratégias de maketing direto, ao mesmo tempo em que desembarca em um novo negócio, de postos de combustível. Devem ser abertas três unidades de postos, em Santo André, Tatuí e São José dos Campos, que vão consumir a maior parte dos investimentos de R$ 22 milhões previstos para este ano. A meta é faturar R$ 1,68 bilhão em 2011, 10,5% superior ao total de 2010.

 

"Até 2007, estávamos empenhados em cortar custos para aumentar a margem líquida, mas chega um momento em que não há mais o que cortar", diz Antônio José Monte, presidente da Coop, dona de 29 unidades no Estado de São Paulo. Decidida a fazer as vendas aumentarem, a empresa contratou a consultoria Peppers & Rogers Group e fez uma atualização da sua base de 1,55 milhão de consumidores cooperados, que respondem por 85% das vendas da rede.

 

As ações de relacionamento vem sendo realizadas desde 2009, ano em que a rede registrou um incremento de R$ 21,5 milhões nas vendas decorrentes das ações de marketing direto. A margem de lucro líquida, que estava em 1,1% antes nesse ano, subiu para 1,5% em 2010 e a expectativa é atingir 1,8% este ano.

 

Segundo Antônio Monte, a Coop dividiu sua base de clientes em três grupos: o consumidor A, que compra pelo menos três vezes por mês na rede e gasta no mínimo R$ 500 no período; o consumidor inativo, que não fez compras na Coop nos últimos quatro meses; e o consumidor "em desenvolvimento", que frequenta a loja pelo menos uma vez a cada quatro meses, com compras de apenas alguns itens.

 

A partir daí, foram desenhadas ações específicas para cada grupo, disparadas por mala direta ou pela central de atendimento da rede. "Para o consumidor 'A', por exemplo, oferecemos o bolo de aniversário", diz Monte. "É o público que se abastece na Coop, queremos mantê-lo", afirma. Durante um ano, a ação foi realizada com 84 mil clientes. Metade deles foi à loja buscar o bolo e, invariavelmente, fazer alguma compra.

 

Já para um grupo de 14 mil consumidores que compram menos que o desejado, uma das ações foi a oferta do condicionador a R$ 0,01 para quem levasse o xampu. Nesta ação, a taxa de conversão foi de 17%, índice que a empresa considera alto. "A média de conversão nesse tipo de ação é de 4%", diz Claudia Montini, analista de marketing da Coop. Para incentivar os inativos, ofertou molho para quem levasse para casa o disco de pizza, em compras acima de R$ 80. A iniciativa atingiu 27 mil consumidores e a taxa de conversão foi de 8%. "É expressivo, já que essas pessoas estavam há quatro meses sem comprar na Coop", diz ela.

 


Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>