Geral
13/05/2011 11:29 - Latina testa revenda exclusiva da marca
Eletroportáteis - Loja vai funcionar como show-room do canal porta a porta, oferecendo purificadores de água
A falta de habilidade dos vendedores das tradicionais redes de varejo para oferecer um purificador de água levou a fabricante de eletrodomésticos e eletroportáteis Latina, de São Carlos (SP), a testar um novo modelo de negócios. Dez lojas Clube do Lar devem ser inauguradas este ano no Estado de São Paulo, com venda exclusiva de produtos da Latina.
Embora sejam administradas por terceiros, as lojas não seguirão o modelo de franquia, segundo Valdemir Dantas, presidente da Latina. "O Clube do Lar é uma marca da empresa, mas não haverá pagamento de royalties por parte dos lojistas", diz. "Estamos negociando com representantes em mais sete cidades paulistas", afirma. A primeira loja foi aberta em Santos este mês. "O espaço vai funcionar como um show-room dos nossos produtos, começando pelos purificadores de água".
Dantas garante que não está querendo concorrer com seus clientes. "Serão revendedores que conhecem bem o produto e podem destacar os pontos fortes de cada item, demonstrando o seu funcionamento, coisa que dificilmente é possível no varejo tradicional", afirma. Segundo ele, a Casa do Lar terá itens exclusivos, que não estão nas demais redes, como o recém-lançado purificador de água Vita, sem refrigeração.
A meta da empresa é que o novo negócio represente 10% das suas vendas até 2014. No ano passado, a Latina fechou com receita líquida de R$ 114,6 milhões, com alta de 11% sobre o exercício anterior, e lucro líquido de R$ 3,6 milhões, 9% superior ao de 2009.
Com fábricas em Recife e em São Carlos, a empresa fabrica lavadoras semi-automáticas ("tanquinhos"), centrífugas, bebedouros, purificadores de água e ventiladores de teto. Segundo Dantas, a Latina está se voltando cada vez mais para as áreas de saúde e conforto, o que pode envolver aquisições entre este ano e o próximo. "Contratei um gerente de novos negócios apenas para pesquisar oportunidades de mercado nessas áreas", afirma.
Entre os segmentos em análise, estão os climatizadores e depuradores de ar e os ventiladores compactos (sem hélice).
O mercado de purificadores de água não refrigerados gira em torno de 1,5 milhão de unidades ao ano no país, segundo Dantas. "Queremos ter 10% deste negócio", diz ele, que terá como principais concorrentes as marcas Europa e Lorenzetti. O produto foi oferecido em um projeto piloto em cinco lojas da Leroy Merlin na capital paulista, por volta de R$ 230.
"Para lançar este produto, começamos a fabricar o filtro a fim de ter maior controle sobre a qualidade da água", diz Dantas, que até então comprava o filtro de terceiros para equipar os demais purificadores. Agora, todos os purificadores da Latina são abastecidos com filtros de fabricação própria, que saem de São Carlos.
As lojas Clube do Lar vão contar com uma equipe de vendas, que vai selecionar alguns consumidores da região para visitá-los em casa, dentro do modelo porta a porta. "O consumidor vai conhecer o produto por catálogo e, se quiser ver como funciona antes de decidir a compra, vai até a loja", diz Dantas. Além do Vita, outros purificadores de maior valor agregado serão oferecidos só no Clube do Lar.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria