Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

12/05/2011 11:34 - Bunge estreia em molho de tomate

A americana Bunge, fabricante da margarina Delícia, está entrando no mercado de atomatados para aumentar sua presença no varejo. A empresa fez um acordo de produção com a Siol, dona da marca Saúde, para produção de molhos e extrato de tomate em sua fábrica de Rio Verde, em Goiás.

 

"Há três maneiras de entrar em uma categoria nova: comprando um fabricante, produzindo o novo item em instalações próprias ou por meio de terceirização", diz Sérgio Mobaier, diretor de marketing da Bunge. "Escolhemos um modelo próprio, que não é uma terceirização simples", diz.

 

Desde o ano passado, a Bunge tem sido apontada pelo mercado como interessada na compra de empresas do setor de atomatados. Conforme o Valor apurou, a empresa está em negociação com a Hypermarcas, para compra da divisão Etti, de atomatados. "Estamos abertos para analisar todas as boas oportunidades do mercado na categoria. Mas não estamos no momento em conversas com nenhuma empresa", afirma Mobaier. A Hypermarcas, por sua vez, não comenta o assunto.

 

Em 2010, a Unilever vendeu sua fábrica de molhos e extratos para a Cargill, hoje dona das marcas Pomarola e Elefante, por R$ 600 milhões. Seis meses depois, em março, a americana H.J. Heinz acertou a compra da Quero Alimentos por R$ 1,2 bilhão. "O preço foi tão alto que acabou inflacionando o valor das companhias desse segmento", disse um executivo de uma grande fabricante de molhos ao Valor.

 

No modelo de parceria fechado com a Siol, a Bunge financia e monitora o plantio de tomate de agricultores da região. "Um fator crítico para a produção de um molho de qualidade é a origem do tomate", diz ele. Por isso, além de controlar a produção, a companhia só usará tomates produzidos entre julho e setembro, que são os de melhor qualidade. Depois da colheita, o tomate vai para a fábrica da Siol, onde os molhos são preparados, também sob o controle da Bunge, que se encarrega da distribuição e venda.

 

A linha, que terá a marca Primor (a mesma usada para margarinas), chega às prateleiras em agosto, primeiramente no Nordeste. "Naquela região a marca Primor é mais lembrada pelos consumidores", diz Mobaier. Mas o produto não terá apelo popular. "Será uma linha premium, com preço acima das lideres atuais de mercado, pois é feita com tomates nobres."

 

Mas o que tem o mercado de molhos de tomates que é capaz de atrair grandes multinacionais como a Bunge e Cargill e ao mesmo tempo afastar a Unilever?

 

"A categoria tem um volume enorme. São 400 mil toneladas de produto ao ano, sem contar o setor de food service", diz Mobaier. Esse volume, segundo ele, aumenta a escala da distribuição ao varejo da companhia, que atualmente está no autosserviço com óleos vegetais (marcas Salada e Soya), azeites importados (Andorinha e Cocinero), margarinas (Primor, Cyclus e Delícia) e arroz (Primor).

 

Apesar da escala, muitos empresários do setor de atomatados dizem que as margens de lucro dessa linha de produtos caíram nos últimos anos, devido ao aumento da concorrência. Esse seria o motivo da saída da Unilever do segmento.

 

"Não sei o que consideram margens baixas", diz Mobaier. "Tudo depende do giro que a mercadoria tem", afirma. A Bunge, diz, está entrando no negócio para disputar os primeiros lugares no ranking das mais vendidas. "A Siol não será a única empresa que produzirá para a Bunge", afirma. A Siol não respondeu o pedido de entrevista do Valor até o fechamento da edição.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>