Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/05/2011 11:45 - Melitta investirá R$ 58 milhões em 2011

A alemã Melitta projeta investimentos de R$ 58 milhões ao longo de 2011 para ampliar a presença de suas marcas de café no Brasil. O aporte será 5,5% superior ao realizado em 2010, quando as vendas da empresa no mercado interno somaram R$ 740 milhões. O faturamento do ano passado foi 11% superior ao de 2009. Agora, a estimativa da Melitta é de um crescimento de pelo menos 5% em 2011, o que elevaria as receitas para R$ 775 milhões em suas três linhas de produtos - cafés, papéis e acessórios para preparo.

 

Os investimentos programados para 2011 seguirão duas linhas principais. A primeira, com previsão de aporte menor (R$ 7 milhões), será a ampliação da capacidade de produção das três unidades fabris que o grupo tem no Brasil. Com os aportes em ativos, a Melitta pretende elevar em 30% a capacidade de processamento de café em Avaré (SP) e em cerca de 10% a produção da unidade de papéis da companhia, em Guaíba (RS).

 

"O Brasil é, hoje, o segundo maior mercado da empresa, com uma fatia de 22% do faturamento global do grupo. Queremos neste ano fortalecer nossas marcas no Brasil, especialmente nas regiões consideradas novas para nós", disse Bernardo Wolfson, presidente da Melitta no Brasil.

 

Segundo ele, a maior capacidade de produção sustentará o aumento esperado de vendas que os investimentos em comunicação devem gerar. A segunda linha de aportes consumirá recursos de R$ 51 milhões em 2011 e prevê novas campanhas de comunicação na televisão, rádio e diretamente nos pontos de venda, tanto para a marca Melitta quanto para a Bom Jesus, adquirida em 2006.

 

Apesar de não descartar novas aquisições, a Melitta tende a seguir sua estratégia de crescer organicamente. Com suas duas marcas, a empresa fechou o ano passado com participação de 9,3% do mercado de café, quase um ponto percentual acima dos 8,6% registrados em 2009.

 

O plano para 2011 é desenvolver os mercados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e todo o Nordeste. Para a empresa, todo o bloco é chamado "regiões em desenvolvimento" e representa hoje apenas 10% do faturamento da Melitta no Brasil.

 

O investimento em comunicação não é por acaso. Uma das maiores barreiras para a Melitta é ser reconhecida pelo consumidor como marca de café e não apenas de filtros de papel, como ficou tradicionalmente conhecida.

 

Segundo Wolfson, nas regiões novas ainda há um desconhecimento do consumidor, mas há espaço para crescer. "Depois que o consumidor descobre a marca [Melitta], ele costuma fazer a segunda compra. Acreditamos que as regiões em desenvolvimento poderão representar 20% do faturamento até 2017", diz.

 

Se a previsão se confirmar, o novo bloco terá uma fatia importante da receita prevista de R$ 1 bilhão da empresa em 2017. Wolfson diz que a atual capacidade instalada de plantas é suficiente para atender a demanda nesse horizonte de tempo, por isso uma nova fábrica não está nos planos da empresa.

 

O grupo alemão tem chegado a novas regiões do país com as marcas e fábricas que já tem, diferentemente das principais concorrentes. A líder Sara Lee, por exemplo, iniciou a produção no Nordeste depois de comprar o Café Damasco e assumir uma unidade na Bahia. Já a 3Corações - joint venture entre Santa Clara e Strauss-Elite - reforçou a presença no Sudeste após comprar este ano o mineiro Fino Grão.

 

"A consolidação do setor é natural e continuará. Para nós, aquisições são avaliadas, mas é preciso que a empresa agregue algo ao nosso negócio", afirma Wolfson.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>