Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/05/2011 11:16 - Marcas reclamam mais da concorrência

Propaganda: Grandes fabricantes de bens de consumo movem ações no Conar contra anúncios de rivais

 

A crescente rivalidade entre as empresas de bens de consumo no país tem levado mais companhias ao Conselho de Ética do Conar, órgão que regula a publicidade no Brasil. Neste ano, a Unilever entrou com representação contra a Procter & Gamble, que também foi alvo de ação da Kimberly-Clark. Outras empresas como Colgate, GlaxoSmithKline, Reckitt Benckiser e L'Oréal também se envolveram em julgamentos, segundo último balanço do Conar relativo a março, e publicado na semana passada.

 

No total, foram quatro representações de empresas em março, criticando a estratégia de campanha de algum concorrente. No mesmo mês em 2010, assim como em fevereiro de 2011, não houve nenhum caso nesse sentido. No ano passado, os consumidores foram autores da maioria das reclamações no Conar.

 

São representações em que os grupos fazem críticas às campanhas rivais, que chegam a ser classificadas como "exageradas", "ambíguas" e "que induzem o consumidor ao erro". Entre as quatro ações formalizadas em março, três campanhas deveriam sofrer alterações na avaliação do Conar, e apenas um caso foi arquivado.

 

Os julgamentos envolvem marcas líderes de venda, em um momento em que cresce a disputa por participação de mercado e os gastos em mídia. Os investimentos em publicidade das multinacionais do setor de consumo chegou a aumentar quase 100% em 2010, segundo balanço do Ibope Monitor.

 

A Unilever, fabricante do Omo, pediu que o Conar avaliasse a campanha do Ariel Líquido, da P&G, que compara os segmentos. "A Unilever considerou que a campanha [da P&G] era denegritória aos detergentes em pó", informa o relatório do Conar. Nos filmes para TV veiculados este ano, a marca Ariel ressalta que o produto líquido não marca a roupa e dissolve mais rapidamente. "O consumidor tem discernimento para entender que a propaganda exagera para diferenciar um produto do outro", escreveu o relator do caso, ao justificar o arquivamento da questão.

 

A P&G também foi alvo de representação da Kimberly-Clark em relação ao absorvente Always, concorrente do Intimus, da Kimberly. Nessa categoria, a rivalidade cresceu depois que a P&G lançou o Naturella, seis meses atrás, e a Kimberly triplicou os gastos em publicidade na categoria. Segundo o Conar, a Kimberly relata que no filme de TV de Always "haveria comparação de produtos diferentes, sem identificação e sem preço". A empresa informa ainda que o filme faz comparações que induzem o consumidor a acreditar na superioridade de Always.

 

A P&G negou irregularidades e anexou no caso um teste comparativo de absorção do produto. A relatora Fabíola Menezes sugeriu que a empresa trocasse expressões no comercial e identificasse os objetos comparados. Além desses casos, a GlaxoSmithKline, dona do Sensodyne, entrou com representação contra a Colgate, fabricante da pasta dental de mesmo nome.

 

Líder do setor há anos, a Colgate informou em comercial que o produto sensitive pró-alívio seria "o primeiro e único" com alívio instantâneo e duradouro. A Glaxo diz que seu produto faz o mesmo. Chegou-se a tentar uma conciliação, que não evoluiu. E o Conar sugeriu alteração no anúncio.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>