Geral
04/05/2011 11:27 - Redes investem menos
As maiores redes de supermercados no país anunciam planos de investimentos mais conservadores, com cifras que não superam R$ 1,4 bilhão - valor abaixo do previsto anos atrás, quando as somas chegaram a atingir R$ 2 bilhões anuais. Historicamente, esses anúncios tem sido feitos em eventos com alguma pompa, e no passado, redes chegaram a anunciar (com certo estardalhaço) os valores no mesmo mês. O tom mudou um pouco.
"A atenção maior do mercado hoje é no retorno sobre o capital. Além disso, anunciar a previsão de investimentos e rever depois gera sempre algum ruído no setor", conta um ex-executivo do varejo.
Ontem, a rede Walmart anunciou previsão de investimentos no país de R$ 1,2 bilhão em 2011 e abertura de 80 lojas. No ano passado, a estimativa era de R$ 2,2 bilhões e 104 unidades a serem abertas. Mas, no fim do ano, informou o desembolso de cerca de R$ 1 bilhão e abertura de 45 pontos em 2010. Neste ano, portanto, a cadeia pretende fazer mais com menos.
"Estamos aprendendo com os erros e acertos de outros anos. Chegamos realmente a apresentar planos com valores mais altos no passado e a soma no fim foi menor, mas não queremos que isso seja uma prática", conta diz Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil. "Temos ajustado nossos projetos às novas estratégia de expansão geográfica".
Regiões com terrenos mais baratos ou bandeiras de lojas com custos menores de abertura tendem a reduzir os investimentos do varejo, diz Nelson Barrizzelli, professor da Universidade de São Paulo. "Nunca o valor anunciado pelas redes vai bater com o efetivamente liberado. Há vários acidentes de percurso no caminho", diz.
O grupo Pão de Açúcar informou em fevereiro que pretende aplicar R$ 1,4 bilhão no Brasil em 2011 (o valor fechado deve ser anunciado em maio). Em relação a estimativa de 2010, a soma é menor. É que no ano passado, o plano era de aplicar R$ 1,6 bilhão, mas a intenção foi revista no meio do ano para R$ 1,2 bilhão (cifra efetivamente desembolsada). O Carrefour não anunciou plano de investimento para 2011. Informou em 2010 que pretende aplicar R$ 2,5 bilhões no país entre 2010 e 2011. Procurada, a rede não informa o valor aplicado até hoje.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria