Geral
02/05/2011 11:25 - Fruticultura é tema de feira
Brasil é o terceiro maior produtor, atrás da China e Índia.
A estimativa de produção mundial de frutas desde 2007 é da ordem de 670 milhões de toneladas por ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A principal cultura mundial é a banana, com 17,3% do volume total, seguida pela melancia com 13,9%, a uva, com 9,9%; a maçã, com 9,6% e a laranja com 9,5%.
O Brasil figura na terceira posição entre os maiores produtores mundiais, atrás apenas da China e da Índia. No país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção estimada por ano gira em torno de 43,2 milhões de toneladas, obtidas em uma área de 2,27 milhões de hectares.
Das principais culturas brasileiras, a principal é a laranja, com cerca de 44% do volume de frutas produzidas, seguida pela banana com 17% e o abacaxi, com 7%. Por sua vez, Minas Gerais produz algo em torno de 2,3 milhões de toneladas em 113 mil hectares plantados.
Segundo o responsável técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Cláudio Wagner de Castro, o Estado segue a ordem em termos de culturas e é o quarto produtor nacional. A principal produção abrange a laranja, responsável por 27% do volume, seguida pela banana com 25% do total e pelo abacaxi, com 22%. "O mercado hoje é demandante por frutas, especialmente por sucos prontos. As pessoas estão buscando consumir de forma diferente, com maior praticidade, em função de um momento mais sensível para obter uma melhor alimentação", explicou.
Ainda de acordo com Castro, avaliando o perfil do consumidor, o ambiente é bastante favorável para a produção de frutas no país, mas é importante observar sempre o que se vai produzir e para quem é destinado, sempre com foco no mercado consumidor. Mas, segundo ele, Minas ainda é um Estado tímido na exportação desses produtos, mesmo com a grande oportunidade de comercialização e as vantagens competitivas que dispõe. Umas delas é a produção durante todo o ano na região do Jaíba, no Norte de Minas, aproveitando as janelas de produção em outros estados, explicou.
Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae-MG, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), foi constatado que 65,2% dos consumidores de frutas no Estado são mulheres e 34,8% homens. A faixa etária de maior consumo está entre 25 e 30 anos. Um dado importante destacado pela pesquisa é com relação à intenção de compra do consumidor, que aponta que a principal característica levada em conta para o consumo é a qualidade da fruta, seguida de perto pela apresentação (visual).
Sustentabilidade - Com este setor aquecido, a Superagro Minas 2011 acompanha as tendências e realiza o 8º Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura, no dia 3 de julho, às 14 horas, dentro da programação do evento. Este encontro visa estreitar os laços entre os produtores, além de trazer informações e discutir os assuntos mais relevantes para o setor. De acordo com Cláudio Wagner, o tema central desta edição será a sustentabilidade que, além de gerar transformações no setor, visa ampliar a interação entre fruticultores, universidades, associações e cooperativas com o objetivo de gerar trocas de experiências.
Segundo ele, a realização do Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura é o momento de criar oportunidade para o grupo ficar por dentro das tendências e ter um contato mais próximo com os diversos setores e entidades do ramo. "Trabalhamos com a expectativa mínima de reunir cerca de 150 pessoas. A participação no encontro é gratuita, levando-se em consideração a disponibilidade de vagas. Para participar o interessado pode fazer a inscrição através do site do Sebrae-MG (www.sebraemg.com.br) a partir do dia 2 de maio", explicou.
Além do 8º Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura, será realizada também a tradicional Exposição Agropecuária; a 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. O evento será realizado entre os dias 25 de maio e 5 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria