Geral
02/05/2011 10:47 - Leite de caixinha vai a R$ 2,18 em supermercados de Ribeirão
Valor médio do longa vida deve subir ainda mais nos próximos meses, segundo estudo da Scot
O leite está mais caro para o consumidor ribeirão-pretano. O produto em embalagem longa vida (UHT), conhecido por leite de caixinha, já custa R$ 2,18 em média na cidade.
O pasteurizado, em saquinho do tipo C, vale de R$ 1,45 a R$ 1,95. Os derivados do leite, como queijos e iogurtes, também subiram. A tendência é de mais aumentos nos próximos meses.
Levantamento da Scot Consultoria mostra que apenas neste mês o preço do leite na caixinha aumentou 5,7% em comparação a março. Em igual período do ano passado, o consumidor em Ribeirão Preto pagava 4,5% menos.
A cotação atual é a maior registrada desde julho de 2009, quando o produto bateu recorde. Desde o começo do ano, o longa vida subiu 10%, relata consultoria.
Rafael Ribeiro de Lima Filho, zootecnista da Scot, explica que o aumento é por causa da demanda aquecida e a redução na oferta do produto.
A oferta de leite está menor para a indústria também em razão do aumento do preço da alimentação do gado.
A tendência é de elevação nos próximos meses, explica Rafael Ribeiro, em função da entressafra, com piora das pastagens.
A entressafra do leite termina em agosto ou setembro.
Despesa
O consumidor percebeu o aumento nas prateleiras desde o começo do ano.
"Gasto R$ 100 de leite por mês para a minha família. Como é considerado essencial, economizo em produtos supérfluos", diz a escriturária Suely Aparecida dos Santos, de 52 anos, que fazia compras nesta quarta-feira.
O leite pasteurizado subiu em média 5% desde fevereiro, segundo a Scot.
Segundo o zootecnista, o leite pasteurizado, com menos coliformes, sofre menos processo na produção, mas o UHT, por causa do prazo de validade de até três meses, é o preferido, com 70% de consumo.
Veículo: Jornal A Cidade - Ribeirão Preto/SP

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria