Geral
26/04/2011 10:24 - Supermercados veem clientela crescer com recarga de celulares
Pequenas cadeias de supermercados beneficiam-se do oferecimento de recarga de celular pré-pago. A inclusão do serviço nas lojas faz aumentar o movimento e populariza um mercado avaliado em R$ 2 bilhões. Na Bahia, a rede TCB Supermercado viu crescer 30% a freqüência de consumidores, desde que aderiu à tecnologia, em setembro do ano passado.
"O serviço traz um aumento de fluxo de clientes e de consumo, alavancando as 'vendas por impulso'", afirmou o diretor-geral da companhia, Tarcio Bastos. Na visão do empresário, o consumidor do pré-pago entra no supermercado para recarregar o celular e, estimulado pelo local, acaba comprando produtos do varejo.
Atualmente, a TCB realiza sete mil transações de recarga por mês nas cinco lojas de que dispõe na Bahia. O fornecedor do serviço é a RV Tecnologia, que concede aos parceiros comerciais uma fatia de 5% a 6% do valor obtido com cada transação. O mercado da recarga, segundo o diretor-geral da RV, Valmor Bosi, é bilionário.
"No Brasil, há 180 milhões de celulares pré-pagos. Cada usuário gasta de R$ 3 a R$ 15 por recarga e faz de uma a 1,5 recarga por mês. As transações de venda chegam a R$ 2 bilhões", calculou Bosi. Sua empresa, que gere 35 mil pontos de recarga no Brasil, irá investir, neste ano, R$ 10 milhões na modernização da rede e em melhorias tecnológicas.
Em Minas Gerais, com duas lojas, a rede de supermercados Super Kalu também é parceira da RV. A empresa realiza duas mil transações de recarga por mês, aderiu à tecnologia para incrementar o próprio faturamento e vê vantagem na espécie de chamariz de clientela que o serviço representa para o varejo.
"Os clientes acabam consumindo mais [ao ir somente para recarregar o celular, acabam por fazer compras]. A principal vantagem é o aumento considerável das vendas por impulso. O cliente vai para a loja com o objetivo de comprar a recarga e cede às propagadas e ofertas anunciadas", declarou o sócio-proprietário da companhia mineira, Lallier Rabelo.
No outro lado do balcão, a fornecedora da tecnologia contabiliza 24 mil estabelecimentos comerciais na carteira de pontos de recarga. Por meio dos quais, a companhia realiza dez milhões de transações por mês, que envolvem as empresas de telefonia Claro, Embratel, Nextel, Oi, Telefônica, TIM e Vivo.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria