Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

22/04/2011 12:13 - Propaganda para crianças cresce na internet

Empresas usam facilidades multimídia para divulgar alimentos de baixo valor nutritivo  

 

Muitas companhias estão reescrevendo as regras da publicidade direcionada às crianças na era da internet.

 

Essas empresas -muitas vendem cereais matinais e alimentos de baixo valor nutritivo- usam jogos multimídia, concursos on-line de perguntas e respostas e aplicativos para celulares para criar elos fortes com consumidores mais jovens.

 

Quando essas táticas giram em torno de comida, e desconsideram a distinção entre publicidade e entretenimento, tornam-se fonte de preocupação cada vez mais forte para os especialistas em nutrição e os ativistas que defendem as crianças e começam a atrair o interesse das autoridades regulatórias.

 

Os críticos dizem que esses anúncios permitem que as companhias atraiam crianças de uma maneira que não lhes é possível na TV, para a qual existem regras que limitam horários comerciais. Dadas as centenas de milhares de visitas mensais que muitos sites recebem, os anúncios vêm se tornando parte do percurso digital diário das crianças.

 

Especialistas apontam para diversos estudos que demonstram conexão entre a divulgação dos alimentos de baixo valor nutritivo e dietas de baixa qualidade, as quais afetam a obesidade infantil.

 

Representantes do setor alimentício classificam essas críticas como injustas e dizem que seu marketing dirigido às crianças se tornou menos agressivo na internet.

 

Desde 2006, 17 grandes empresas nos EUA, entre as quais McDonald's, Pepsi, Coca-Cola e Burger King, assumiram o compromisso voluntário de reduzir a publicidade de suas marcas menos nutritivas para crianças.

 

O compromisso dispõe que essas empresas só veicularão publicidade de escolhas "que façam bem".

 

Especialistas em nutrição afirmam que esses compromissos voluntários envolvem sérias lacunas e que alimentos "que fazem bem" é um termo relativo, que permite às empresas divulgarem escolhas pouco saudáveis.

 

As empresas têm bons motivos financeiros para divulgar seus produtos para crianças. James McNeal, ex-professor de marketing na Universidade Texas A&M, faz uma estimativa de que as crianças influenciam cerca de US$ 100 bilhões em decisões de compras de comidas e bebidas por ano.

 

Alguns pais dizem que o marketing on-line subverte seus esforços para melhorar as dietas de seus filhos. Toribia Huerta, a mãe de Lesly Lopez, disse que a filha a atormenta para que compre cereais açucarados que veem nos sites dos jogos.

 

Mas Huerta também diz que os sites desses produtos parecem divertidos e seguros. "Os jogos parecem bons para a idade dela."

 

Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>