Geral
19/04/2011 07:53 - Wap amplia mix e estuda aquisição
A Fresnomaq, fabricante paranaense de produtos da marca Wap, está no meio de uma série de ações criadas para manter o crescimento de 40% ao ano registrado nos últimos cinco exercícios e chegar ao faturamento de R$ 1 bilhão no prazo de sete anos. Tradicional fabricante de lavadoras de alta pressão, a empresa já tinha entrado no mercado de aspiradores de pó e passou a importar ventiladores sem hélice da China, onde abriu uma subsidiária. Também montou uma fábrica em Fortaleza (CE) para fazer modelos com hélice. Os próximos passos incluem a possibilidade de uma fusão ou aquisição no segmento de eletroportáteis e a abertura de uma franquia de centros de limpeza e higienização de automóveis.
No ano passado, as receitas somaram R$ 87 milhões. Para 2011, a meta está em R$ 137 milhões e, pela primeira vez, o balanço será auditado, de olho em possibilidades que possam aparecer no mercado de capitais. "Estamos entrando em um novo segmento com algo marcante", diz Édla Pavan, diretora comercial e de marketing, sobre o ventilador sem hélice, que possui um design diferente e no qual o motor elétrico projeta o ar para fora. Há um ano a empresa foi em busca de oportunidades na China e, depois de encontrar o aparelho, fez adaptações para melhorar a potência e reduzir o ruído. Os investimentos somaram US$ 5,6 milhões.
Formada por um grupo de investidores, a Fresnomaq é controlada pela holding Lexis, que também é dona da fabricante de produtos agrícolas da marca Montana. Ela tem sede em São José dos Pinhais (PR), mas já contava com unidade comercial em Fortaleza, onde investiu R$ 3,8 milhões para erguer uma fábrica com capacidade para produzir 600 mil ventiladores com hélice por ano, segmento no qual vai disputar mercado com Arno, Mallory, Faet, Britânia e outros. Hoje ela conta com 142 empregados na matriz, 23 em Fortaleza, onde planeja ampliar a linha de produção com mais modelos, e 9 na China, sendo 4 brasileiros.
Édla conta que a crise financeira deflagrada no fim de 2008, que levou a empresa a paralisar as vendas por duas semanas por indefinições em relação ao valor do dólar, foi importante para a direção da companhia refletir sobre o futuro. A importação de itens e a ampliação do portfólio vieram na sequência. Se, em 2007, as lavadoras respondiam por 95% das receitas, hoje respondem por 75%. Com os planos em andamento, a intenção da companhia é reduzir a porcentagem para 50%. Em lavadoras, a empresa compete com empresas como Kärcher, Lavor, Nortech, Jacto e Electrolux.
Outra frente diz respeito à criação de um modelo de centro automotivo com produtos da Wap, que deve gerar um modelo de franquia. O primeiro será aberto em julho em Campinas (SP) e vai incluir uma loja com itens da marca. "Queremos explorar novos canais de comercialização", explica a diretora. Atualmente a empresa está presente em 5 mil pontos de venda pelo país, incluindo as maiores redes varejistas.
Mesmo com tantos projetos internos, Édla não esconde o interesse da empresa em partir para uma fusão ou aquisição para acelerar o crescimento. "Há muita gente vendendo", responde, ao ser questionada sobre a existência de oportunidades no segmento em que atua. Ela não revela detalhes, mas admite que há estudos em andamento. "Esperamos que algo aconteça em 2012."
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria