Geral
18/04/2011 12:28 - Massa fresca e 'lámen' puxam categoria
As vendas de macarrão instantâneo e de pasta fresca salvaram o setor de massas em 2010, segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) em parceira com a Nielsen. Enquanto as massas tipo "lámen" e as frescas venderam 5,9% e 10% a mais em volume, respectivamente, o setor evoluiu apenas 0,41%. Isso porque as vendas de massas secas, que representam 83% do total, andaram para trás: queda de 0,8% em volume no ano.
O faturamento total de 2010 chegou a R$ 5,915 bilhões, com 1,232 bilhão de toneladas vendidas. Em 2009, a indústria havia vendido 1,227 bilhão de toneladas e faturado R$ 5,879 bilhões.
"É difícil fazer o brasileiro comprar mais macarrão pois esse é um produto presente em 100% dos lares", diz Claudio Zanão, presidente da Abima. "O consumidor precisaria aprender a usar novos molhos e formatos de massa, para variar a tradicional receita do espaguete à bolonhesa". O consumo per capita anual ficou estável em 6,4 quilos.
Já as massas instantâneas estão presentes em 90% dos lares, o que significa que ainda há espaço para crescer. Nos últimos cinco anos, a venda de massas instantâneas aumentou 31% em volume. O apelo do produto é a praticidade, a rapidez no preparo e o preço: menos de R$ 2 por porção (às vezes, menos de R$ 1). As massas frescas, segmento formado em sua maioria por pratos prontos ou semiprontos, também têm a praticidade como principal apelo.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria