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15/04/2011 08:22 - Sugar Foods investe no Brasil

Empresa chega ao país para estimular um novo hábito de consumo e ganhar mercado.

 

Inovar, criar novos produtos e até um novo mercado é para poucos, especialmente em um universo com tantos players disputando um "lugar ao sol". Se de tempos em tempos surge uma empresa disposta a revolucionar, esta pode ser a vez da norte-americana Sugar Foods com a linha de complementos para saladas e pratos principais Fresh Gourmet. Depois de consolidada na América do Norte, América Central e Europa, a marca chega ao país em maio mas, para ganhar fôlego, precisará inserir novos hábitos de consumo entre os brasileiros.

 

Embora seja uma missão ousada, a Fresh Gourmet, que foi trazida para o Brasil pelo grupo Crusoe Foods, responsável pela marca de pescados Robinson Crusoe e representante da Sugar Foods no país, afirma que a incumbência é possível. Criada nos Estados Unidos em 1996, a linha de toppings que inclui itens como croutons, cebolas crocantes e frutas secas já conquistou o feito de criar um novo ramo de negócios nos EUA e no México.

 

Nos Estados Unidos, a Sugar Foods tem um faturamento de US$ 400 milhões e a estimativa para 2013 é que esse número chegue a US$ 600 milhões. Nos últimos 10 anos, as vendas da linha Fresh Gourmet foram de crescente importância nesse processo. "Quando entramos no mercado de varejo no início dos anos 2000, tínhamos menos de 5% de market share da categoria, algo em torno de US$ 125 milhões. Hoje, nossos produtos representam mais de 50% do mercado e impulsionaram esse segmento a faturar US$ 300 milhões", complementa o presidente da empresa norte-americana, Marty Wilson.

 

No Brasil, a expectativa é repetir os resultados alcançados na operação mexicana, onde a Fresh Gourmet está há 5 anos. Segundo o vice-presidente comercial mundial da Sugar Foods, Lino Suarez, até 2006 o segmento de complementos para saladas e pratos não existia no México e hoje ultrapassa a marca de US$ 20 milhões. A linha está presente também em países como Espanha, Canadá e Chile.

 

Para dar início a esse processo em território nacional, a marca norte-americana optou por caminhar devagar. Inicialmente, a Fresh Gourmet vai fazer um investimento tímido de R$ 6 milhões no país. A ideia é alcançar, primeiramente, redes regionais de supermercados e, aos poucos, levar os produtos para cadeias maiores. Calcula-se que existam no Brasil 60 mil pontos de venda aptos a ser atingidos.

 

O diretor-geral da Crusoe Foods, Sidnei Rosa, explicou que, neste primeiro momento, os itens comercializados nos estados brasileiros serão trazidos das sete fábricas da multinacional, seis localizadas nos EUA e uma no México.

 


Fábrica - Um centro de distribuição (CD) em Embu, no interior de São Paulo, será responsável por abastecer os supermercados e, conforme a expansão da linha, outros serão instalados em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Rio de Janeiro e Recife (Pernambuco). Rosa não descarta a hipótese de inaugurar também uma unidade fabril no país. Ele disse, inclusive, que algumas localidades já estão em estudo com este objetivo.

 

Por se tratar de um novo nicho, a Sugar Foods vai começar o trabalho no Brasil focada apenas em três linhas de produtos: croutons, cebolas crocantes e pimentões crocantes verdes e vermelhos.

 

O business plan estabelecido pelo grupo inclui reinvestir na própria marca todo o faturamento obtido durante os três primeiros anos. A iniciativa objetiva "criar" o conceito dos complementos para saladas e desenvolver nos brasileiros o hábito de consumir esse tipo de produto - atualmente, sem concorrentes em escala industrial no país.

 

Afora isso, os produtos Fresh Gourmet devem estimular a venda de todo o setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). "Vamos acompanhar o crescimento das vendas e reverter em investimento local, na criação de fábricas e geração de empregos. Começamos a vender no México, em 2006, já investimos US$ 20 milhões na instalação de uma fábrica em Mazatlan e criamos empregos diretos para mais de 150 pessoas em dois estados", diz Marty Wilson.

 

Com a entrada no mercado brasileiro desenhada com base no sistema de distribuição da Crusoe Foods, o desafio para a empresa é criar e liderar esse novo mercado. Segundo o presidente da empresa, o processo de expansão da Fresh Gourmet para mercados internacionais como México, Canadá, Espanha, França e Chile aconteceu de forma semelhante. O mercado de complementos para salada nesses países não existia e, com a chegada da empresa estadunidense nos pontos de venda de FLV, em pouco tempo criou-se um negócio de mais de US$ 20 milhões.

 


Alvos - Além do mercado varejista, a empresa espera atingir o segmento de food service, por isso, além da embalagem-padrão de 80 gramas, foram trazidos para o Brasil pacotes de 14 gramas e 200 gramas. Atualmente, a cartela de clientes da linha de toppings da Sugar Foods engloba gigantes do setor de alimentação, como Mc Donald’s, KFC e Burguer King. Somente a produção mundial de croutons da marca atinge 30 mil toneladas/ano.

 

De acordo com Suarez, o Brasil foi escolhido como novo alvo da empresa devido ao maior interesse da população por uma alimentação saudável. Entre 2006 e 2009, saltou de 7,1% para 18,9% o percentual de pessoas que comem pelo menos 400 gramas de salada/dia, quantidade essa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

O executivo acrescentou que a Fresh Gourmet tem como propósito também, incrementar a venda da categoria de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). Sem concorrentes em escala industrial no país, a marca espera conquistar terreno diante da maior tendência por alimentos naturais. "O setor de hortifrúti vem crescendo em termos de espaço, volume e rentabilidade dentro dos supermercados e queremos colaborar com esse crescimento", finalizou Suarez.

 


Classe média é um "suporte" para expansão

 

Segundo o relatório "Economia Brasileira em Perspectiva", publicado em 2010 pelo Ministério da Fazenda, a estimativa para aquele ano era de que a classe C cresceria 21,5%, contabilizando mais de 103 milhões de brasileiros.

 

Para o vice-presidente comercial mundial da Sugar Foods, Lino Suarez, o amplo crescimento econômico do país, os quase 30 milhões a mais de consumidores na classe média, aliado à preocupação do brasileiro em manter o corpo saudável fazem do país um ótimo mercado para produtos com o conceito natural, como os complementos para salada Fresh Gourmet.

 

"Um exemplo é que a quantidade de praias e o crescimento das academias de ginásticas estimulam a busca por produtos saudáveis", complementa. Em 10 anos, o mercado de academias triplicou: de 4 mil, em 1999, para quase 13 mil, em 2009.

 

No entanto, mesmo com o crescimento do consumo de saladas no Brasil registrado nos últimos anos, o volume ainda não é o ideal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo de frutas, legumes e verduras pelos brasileiros quando estão em casa deveria corresponder a uma proporção entre 9% e 12% das calorias diárias ingeridas, contudo representa apenas 2,8%. A ingestão de 400 gr ao dia de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é o ideal para fortalecer o organismo contra doenças, já que estudos mostram que 60% das mortes poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem hábitos mais saudáveis.

 

A Fresh Gourmet utilizará a estrutura da Crusoe Foods para distribuir os produtos da marca fabricados nos Estados Unidos e no México.

 

Veículo: Jornal do Comércio (MG)

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