Geral
14/04/2011 10:12 - Ovo de Páscoa com brinde é menor e mais caro
Os ovos de páscoa estão 20% mais caros em relação aos preços do ano passado. É o que revela pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). E o instituto alerta: produtos com brinquedos como brindes deixa os produtos ainda mais caros, sem que a diferença a mais se justifique, segundo Karina Alfano, gerente de relacionamento do Idec.
A pesquisa do instituto constatou que um ovo de determinada marca custa, em média, R$ 22,02. Outro produto da mesma marca mas com brindem sai por R$ 23,53 – um acréscimo de 7% ao preço. Foram analisados 12 produtos de seis fabricantes.
A diferença pode parecer pequena, mas os pequenos consumidores que abrem mão das surpresas levam mais chocolate para casa. Ovos com brinde têm, geralmente, 180 gramas, enquanto os demais pesam 240 gramas. Assim, os ovos que trazem brinquedos em seu interior podem custar até 42% a mais.
Mãe de três crianças, a empresária Selena Benevide desembolsou mais de R$ 100 para garantir a alegria desta Páscoa. “Compensa gastar mais para ver a carinha das meninas, pois isso não tem preço. Elas usam os brinquedos apenas por uma semana, mas o que mais vale é o momento da entrega”, afirmou a empresária.
Karina Alfano, do Idec, afirma ainda que o consumidor deve observar a numeração dos ovos, que pode ser a mesma para produtos de características diferentes. “O número estampado nos ovos, que supostamente deveria indicar o tamanho ou o peso, não diz absolutamente nada para o consumidor.”
Como não é uma medida unificada pelo mercado, cada fabricante usa numeração própria: o tamanho 15 de uma marca não corresponde ao de outra. Essa variação de tamanho em cada marca acaba por confundir os compradores, além de dificultar qualquer tentativa de comparar preços. Mesmo assim, tanto o Idec como técnicos do Procon-SP dizem que pesquisar preços é fundamental.
Mas comparar preço não é suficientes para o encarregado de almoxarifado hospitalar Paulo Gonçalves, já que sua filha de sete anos não abre mão dos brinquedos. “Eu já tentei argumentar, mas não teve jeito”, disse, que a contragosto vai pagar R$ 28 para agradar a menina.
Neste caso, os pais devem dialogar com as crianças. “No momento em que a criança abre o ovo, o ideal é mostrar que ela poderia ter algo mais útil, como um estojo de canetas ou um passeio”, defende a pedagoga Auriana Chaves.
Devido às reclamações de que ninguém sabia ao certo que tipo de brinquedo estava contido nos produtos, supermercados colocam amostras dos brindes em balcões, que pode ser uma tentativa de convencer as crianças a economizar e comprar ovos maiores.
Veículo: Jornal da Tarde

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria