Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

11/04/2011 11:10 - Estabelecimentos buscam fortalecer bandeiras próprias

Estratégia visa assegurar mercado ante concorrentes.

 

O aumento da concorrência no setor supermercadista mineiro, com a presença cada vez maior de grupos internacionais atuando no Estado, está gerando uma corrida dos empresários para fortalecer as bandeiras próprias e assegurar a manutenção do mercado. Os reflexos desse movimento estão sendo percebidos pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), que registrou expansão no número de associados. Só nos três primeiros meses de 2011, foram 42 adesões, o que representa uma média de 12,7 novos associados por mês. Com isso a entidade já representa 85% do faturamento anual do setor, que deverá alcançar R$ 14 bilhões em 2011, 5% a mais na comparação com o ano passado.

 

Com as últimas adesões, a Amis representa agora 1.372 empresas. Na avaliação do presidente da entidade, José Nogueira Soares Nunes, o crescimento do número de associados reflete a percepção do empresariado mineiro de que o mercado global exige uma nova postura. "O que estamos propagando é que sozinhos os empresários do setor não têm grandes expectativas. O mercado está cada dia mais competitivo, de forma muito prejudicial principalmente para os pequenos e médios empreendedores. Com o passar do tempo os investidores locais estão percebendo que através da união da classe podem otimizar resultados", disse.

 

Só no mês passado, todas as 20 lojas da Associação Super Varejista de Minas Gerais (ASV/MG) com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), se associaram à Amis. São lojas de médio e grande portes que também estão presentes em Caeté e Paraopeba, municípios da região Central. Juntas elas faturam R$ 200 milhões por ano e geram mais de mil empregos diretos.

 

Consenso - De acordo com o diretor executivo da ASV/MG, Gilberto de Assis Cardoso, a decisão de se associarem à Amis partiu de consenso entre os empresários sobre a necessidde de obter maior respaldo nas áreas jurídica e financeira para aumentar a competitividade do grupo, principalmente em relação aos investidores internacionais. "Muitas vezes estamos disputando espaço com gigantes mundiais. Isso exige uma postura diferenciada. Muitas vitórias dependerão de ações em grupo. A Amis vai nos ajudar a crescer e atingir nossos objetivos", afirmou.

 

Dos 20 novos associados da Amis, 19 eram sócios da Rede Smart e não estavam satisfeitos com o que consideravam um "engessamento" ao qual estavam submetidos. "Entendemos que de forma independente temos condições de alcançar melhores resultados", afirmou Cardoso.

 

Ele explicou que a intenção dos investidores não se limita à formação de uma central de compras. "Estamos nos estruturando para prestar serviços que nos diferenciem das lojas concorrentes em nossas áreas de atuação. Trabalhamos com foco em crescimento e desenvolvimento sustentável, com projeto de expansão dividido em três fases", afirmou.

 

A primeira fase, segundo Cardoso, consiste na implementação e lançamento da nova rede, o que está previsto para ocorrer nos próximos meses mediante aporte de R$ 1 milhão. A segunda fase, prevista para ocorrer entre 2012 e 2013, prevê a criação de uma estrutura própria para a rede, com construção de uma sede própria, logística centralizada além da unificação das políticas de recursos humanos. A terceira fase contempla a abertura de uma loja própria a cada ano.

 

Conforme dados divulgados pela Amis, para garantir o crescimento da receita, as empresas associadas à entidade devem investir cerca de R$ 215 milhões só neste ano. Os recursos serão aplicados na abertura de 42 lojas no Estado e na reforma de outros 57 estabelecimentos.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>