Geral
05/04/2011 10:23 - Chegada da Elo deve prejudicar a Redecard
O surgimento de uma nova bandeira sob uma rede de distribuição unificada sem precedentes certamente terá impactos positivos para aspirações maiores no segmento de cartões. Apesar da premissa positiva para a entrada da Elo no mercado, as complexas relações do setor devem ser levadas em consideração, alertam os analistas Roberto Attuch, Fabio Zagatti e Henrique Caldeira, do banco Barclays.
Sob controle do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, a nova bandeira promete uma postura agressiva de entrada no setor, e uma meta de obter 15% de participação no mercado dentro de cinco anos, o que equivale a R$ 180 bilhões em transações.
Ligada quase que diretamente à Cielo, uma vez que ambas possuem o mesmo grupo de controle, a Elo poderá optar por medidas de exclusividade entre as empresas no futuro, caso a nova bandeira venha a abocanhar uma fatia considerável do mercado.
Caso isso aconteça, a perda de mercado de Visa e MasterCard para a Elo impactaria negativamente as operações da Redecard , principal concorrente da Cielo, caso a nova bandeira dê exclusivadade de operações para a sua co-irmã.
Embora a Cielo afirme que deseja evitar relações de exclusividade entre Cielo e Elo, o trio do Barclays reconhece que só "o tempo dirá" como se dará esse processo, "mas parece inevitável o surgimento de pressão regulatória caso a nova bandeira se torne grande demais e apenas disponível em uma operadora na rede de adquirência".
Por outro lado, essa postura de exclusividade também poderia prejudicar Bradesco e BB exatamente por que estes bancos são os maiores emissores de cartões Visa e MasterCard, que seriam diretamente afetados, o que pode frear a possível operação, acreditam os analistas.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria