Geral
04/04/2011 09:54 - Exportações impulsionam expansão da Pharma Néctar
Ao contrário de muitas empresas brasileiras, que estão apresentando bons resultados com o aquecimento da demanda interna, o grupo Pharma Néctar, composto por farmácia de manipulação e indústria de produtos apícolas e fitoterápicos, sediado em Belo Horizonte, registrou crescimento de 15% em 2010 ante o exercício anterior, impulsionado pelas exportações de um produto típico brasileiro - o própolis, além de uma linha composta de mais 40 produtos à base de ervas brasileiras, que têm grande aceitação em 25 países do mundo.
Da produção, 90% são destinadas ao mercado externo. O principal parceiro da empresa é o Japão. "Hoje cobrimos 15% do mercado japonês. Os embarques para o país correspondem a 40% do nosso faturamento", afirmou o diretor da Pharma Néctar, José Alexandre Silva de Abreu.
Com o dólar cotado a R$ 1,65 em média, ele não tem como mensurar o índice de crescimento que pretende registrar neste ano, mas adianta que a desvalorização do dólar frente à moeda japonesa (iene) garante um bom preço dos produtos "na terra do sol nascente".
Na prática, o que acontece é que para o importador japonês, o produto brasileiro chega com preço ainda mais competitivo. "Eu não vendo commodities. Com o tempo, criamos uma linha diferenciada de produtos para as quais a variável preço não é a mais considerada pelos consumidores. A nossa proposta é oferecer valor para os clientes", explicou.
Diferente do que acontece no Brasil, a fitoterapia é muito valorizada no Oriente", ressaltou o empresário. Para os negócios, essa foi a "receita" certa, já que os embarques para o país aumentaram consideravelmente neste mês.
Produto - O carro-chefe da companhia é o produto Prosta Control, mistura de extrato de açaí com pólen de flores, própolis e outras ervas nacionais, indicado para prevenir problemas na próstata. "Os produtos à base de plantas brasileiras chamam a atenção em todo o mundo. Mas, para garantir isso, temos extremo cuidado com os padrões de qualidade", destacou. Outro é o Propor Lady, que auxilia as mulheres nos períodos de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e também na época da ovulação. Já nos Estados Unidos, a empresa faz sucesso com o gel dental ultranatural, que pode ser ingerido como alimento por não ter conservantes, derivados de petróleo, abrasivos ou flúor.
A necessidade de explorar o bom momento do mercado interno foi ressaltada por Abreu. Entretanto, a burocracia e o altíssimo nível de exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura estão retardando o plano. Para o empresário, enquanto os outros países do mundo têm tentado desregulamentar ao máximo, o Brasil avança na direção contrária da hiper-regulamentação. Atualmente, a empresa tem 48 empregados.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria