Geral
22/03/2011 11:35 - Wap amplia portfólio para recuperar espaço perdido
Após várias mudanças de controle em uma década, empresa acabou perdendo a liderança em lavadoras de alta pressão
Depois de passar de mão em mão por mais de uma década e perder a liderança no mercado brasileiro, a marca alemã Wap, de lavadoras de alta pressão, vai ampliar seu portfólio de produtos para crescer no varejo. As máquinas de limpeza que tornaram a marca popular terão de dividir espaço com ventiladores e acessórios para carro. É uma estratégia para ganhar o consumidor doméstico e dobrar o faturamento da empresa até o fim do ano.
Foi o varejo que salvou a Wap de um colapso no País. A marca, trazida para o mercado brasileiro em 1975, era líder absoluta até o início da década de 1990, quando começou a mudar de dono: pertenceu a grupos internacionais como o Oberdorfer, Alto, Nilfisk e Electrolux, além de ter ficado por um tempo sob a tutela da brasileira Refripar. Durante todo esse período, as donas da Wap no Brasil concentraram sua atuação no mercado corporativo, com equipamentos voltados para o uso profissional e viram a receita despencar.
Quando a marca foi comprada em 2005 pela paranaense Lexis, produtora de equipamentos agrícolas, não tinha muito mais que um nome forte. O faturamento no ano seguinte foi de R$ 11 milhões. "Tínhamos um produto muito bom, que continuava sendo sinônimo de categoria, mas que não tinha mercado", lembra Édla Pavan, diretora comercial da Fresnomaq, uma das subsidiárias da Lexis. Na época, uma pesquisa de mercado apontou que a marca era lembrada por consumidores finais até em produtos que não faziam parte do portfólio, como liquidificadores e máquinas de lavar roupa.
A certeza de que o nome ajudaria e a meta de atingir um faturamento cinco vezes maior num prazo de cinco anos levaram a Fresnomaq às grandes redes varejistas do País. Em 2006, os produtos da marca estavam em 200 pontos de venda. Agora, estão em 5 mil. As lavadoras profissionais são produzidas em São José dos Pinhais e as de uso doméstico, montadas na China para garantir um preço competitivo.
Concorrência. No Brasil, a Wap concorre com a Karcher (para quem perdeu a liderança), a Lavor e a Jacto. Black & Decker, Nortech e Schultz estão entrando nesse mercado, que faturou no ano passado R$ 550 milhões. A receita da Wap chegou a R$ 86 milhões em 2010, com uma participação de 18%, contra 26% da líder. No varejo, essa proporção praticamente se inverte.
Para chegar aos R$ 165 milhões até dezembro e até subir uma posição no ranking, a Fresnomaq conta com uma nova linha de produtos: de ventiladores. Parte deles será produzida em Fortaleza, onde a empresa acaba de construir sua segunda fábrica.
O investimento é de R$ 3,5 milhões. Além de fabricar ventiladores convencionais, a paranaense obteve a licença para importar ventiladores sem hélice, projeto patenteado por uma empresa japonesa e até então inédito no Brasil.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria