Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/03/2011 11:05 - Mudança na cesta de compras engorda margem da indústria

A mudança na cesta de compra dos brasileiros de todas as classes - ocorrida com os ganhos de renda e elevação no emprego na última meia década- afeta hoje o ritmo de venda de produtos que, até anos atrás, eram presença constante na despensa dos lares.

 

A recente expansão na demanda de certas mercadorias, consideradas não-básicas, tem substituído produtos mais tradicionais na lista de compras da nova classe média.

 

Por exemplo, a maior venda de bebidas à base de soja na classe C tem afetado a demanda por itens como suco pronto e leite, conforme já atestou a consultoria Nielsen, em análises de perfil de compra no ano passado. Em outro caso, o condicionador de cabelo foi afetado pela maior demanda por cremes de tratamento - e a esponja sintética tem substituído a palha de aço, numa troca que ganhou força nos últimos três anos.

 

De acordo com levantamento "Consumer Insights 2010" da Kantar Worldpanel, o consumo de produtos não-básicos na classe C subiu 13% em 2010, contra 19% nas classes D e E, e 11% nas A e B.

 

Essa troca de mercadorias na cesta da classe média tem sido feita por produtos com margens de lucro mais altas, o que leva a indústria a, no mínimo, manter rentabilidade. Anualmente, são lançados cerca de 18 mil produtos pelos fabricantes e, em média, 12 mil já à venda deixam as lojas todos os anos, segundo a Nielsen.

 

"Mesmo em grandes centros urbanos, os níveis de penetração de determinados produtos variam muito, com perfis bem diferentes de bairro para bairro, de olho em nichos de mercado", diz Christine Pereira, diretora da Kantar Worldpanel. É por isso que essas substituições são acompanhadas de perto pelas varejistas, com portfólio de produtos à venda que varia de região para região nas capitais.

 

Alguns produtos que ainda têm diferença grande de penetração entre as classes sociais hoje, com presença bem maior na classe A são: manteiga, sopa, 'petit suisse', sopa em pó e água mineral (AM)

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>