Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/03/2011 10:16 - Marcas apostam em design personalizado

Geladeiras montadas de acordo com escolha do cliente se tornam tendência, incluindo visul retrô, dizem fabricantes

 

Refrigeradores com porta-retrato digital ou disposição de gavetas personalizada estão entre os itens oferecidos

 

Depois de apartamentos, motos e carros personalizáveis, a customização chegou à cozinha. No mercado brasileiro, Brastemp e Electrolux oferecem refrigeradores que vão do "high-tech" ao retrô.

 

O desenho da geladeira segue modelo que permite variações como alteração da disposição de gavetas e prateleiras, escolha de cores, troca de itens (por exemplo, duas gavetas de frutas em vez de duas prateleiras de ovos) e cabides para taças.
A Brastemp lançou em 2007 a linha You que permite até 19 mil variações, entre internas e externas. As modificações alteram o preço.

 

O preço sugerido é R$ 2.999 e cada alteração custa de R$ 135 a R$ 400. Para escolher as cores das portas, por exemplo, o preço é R$ 400.

 

Atualmente, cerca de 40% dos produtos da marca à venda não são brancos. As cores disponíveis são: inox escovado, branco, preto, areia, bambu, turquesa, coral, berinjela e vermelho.

 

"O futuro do design é a flexibilidade. As empresas são obrigadas a investir cada vez mais no caráter "único" de cada item para atender a demanda exigente do consumidor", ressalta Mario Fioretti, gerente de design e inovação da Whirlpool Latin America.
A empresa não abre números de investimentos, mas diz que, em 2010, 25% da receita líquida da companhia veio de produtos inovadores.

 

A Whirlpool tem no portfólio marcas como Consul e KitchenAid, além da Brastemp.
A Electrolux também propõe personalização na linha Infinity I-Kitchen. O consumidor que entra no site da empresa pode arrastar itens que deseja colocar no refrigerador, nos locais que preferir.

 

A linha também oferece aplicativos, como porta-retrato digital e um visor para deixar recados.

 

A KitchenAid lançou em fevereiro nove cores diferentes para as batedeiras. Já a Electrolux tem a linha de micro-ondas Minha Escolha, que possibilita mexer no visual externo do item.

 

As linhas da Brastemp podem ser compradas em lojas e no site, enquanto a Electrolux só é comercializada em lojas, apesar de ter a simulação no site. O preço da Infinity I-Kitchen é R$ 5.999 e as alterações não são cobradas separadamente.

 

TENDÊNCIA

 

Berenice Ring, coordenadora de curso que trata de construção e gestão de marcas na Fundação Getulio Vargas, destaca que a tendência de personalizar produtos começou nos anos 1950.
"No auge do mercado de massa, quando as fábricas conseguiam produzir em grandes quantidades, o sonho da dona de casa era comprar a mesma geladeira que sua vizinha", diz ela.

 

Mas, para a especialista, hoje os consumidores não querem mais ser tratados da mesma forma padronizada.
"A customização não é modismo, não é uma coisa que esta acontecendo agora mas não sobreviverá. É uma tendência", afirma Ring.
Neste cenário, o retrô é uma das apostas mais fortes para a personalização. "Vivemos um tempo dinâmico, com muitas mudanças que geram insegurança. Objetos que nos remetem a tempos antigos dão conforto", afirma Fioretti, da Whirlpool.

 

Para Rafael Bonjorno, gerente de Marketing Produto e Inovação da Electrolux, a proposta da linha Infinity I-Kitchen é reinventar o espaço da cozinha.
"Hoje, a cozinha é o lugar onde mais existe socialização na casa das pessoas. Nosso objetivo é trazer para esse espaço elementos tecnológicos que antes só existiam em outros aparelhos eletrônicos", afirma Bonjorno.

 

Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>