Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/03/2011 08:56 - Varejo local predomina na América Latina

Redes estrangeiras, como Walmart e Carrefour, detêm 13% de participação do mercado

 

As redes internacionais, como Walmart e Carrefour, que dominam o varejo em países como os EUA, ainda representam pouco no mercado da América Latina.

 

Estudo da empresa de informações sobre consumo Kantar Worldpanel, antecipado para a Folha, mostra que esses grandes grupos somam apenas 13% de participação no mercado varejista latino-americano.

 

Já as lojas e redes locais -próprias de cada um dos 15 países avaliados- chegam a 84%. Os 3% restantes ficam com a rede regional da América Latina Cencosud.
No mercado brasileiro, as redes internacionais ficam com 12,2%, o grupo regional (Cencosud), com 0,3%, e os locais, com 87,5%.

 

Nos Estados Unidos, as grandes redes detêm cerca de 80% do mercado, de acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). E, na Europa, 45%.
Argentina e Chile são exceções na América Latina, com fatia de 45% do varejo com as empresas internacionais.
"Nesses dois países, historicamente, a economia e o consumo se desenvolveram mais rápido", diz Fátima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel. "Mesmo a Argentina tendo entrado em crise mais recentemente, as redes já estavam estabelecidas por lá", completa.

 

Já no Brasil, dificuldades de infraestrutura, como estradas, que encarecem a distribuição dos produtos, e os hábitos de consumo das classes com menor poder aquisitivo são apontados como desafios aos estrangeiros.
"Cerca de 60% do consumo das classes D e E (com renda familiar mensal até quatro salários mínimos, pelos critérios da pesquisa) é feito fora de híper e supermercados, em lojas menores e mercadinhos."

 

CUSTOS TRABALHISTAS

 

Renato Prado, analista da Fator Corretora, também destaca os altos custos tributários e trabalhistas no Brasil como limitadores da expansão das grandes redes.
"No Chile, por exemplo, a estrutura trabalhista é bem mais flexível", diz. "Assim, mesmo existindo potencial de consumo no Brasil, com uma grande classe média e desemprego em queda, é preciso equacionar os custos de produção, que são elevados e têm muito impacto na atividade varejista."

 

A CNDL ressalta a concentração das redes nos centros urbanos, com falta de concorrência nos mercados menos desenvolvidos do país.
"Nas grandes capitais, predomina a concentração de renda, o que atrai a atenção das redes", diz Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL. "Já em localidades mais afastadas, principalmente cidades do interior, a falta de infraestrutura para uma logística eficiente é um desestímulo ao investimento privado", completa.

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>