Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/02/2011 10:08 - Saatchi X quer aprender com o varejo brasileiro

Presidente da agência especializada em marketing no ponto de venda, Dina Howell chega hoje ao País que virou um dos queridinhos do grupo

 

O negócio de provocar a atenção dos consumidores no ponto de venda ganha força na mesma proporção em que os meios digitais avançam conectando pessoas. A arte de seduzir esse público, em geral menos afeito aos apelos da propaganda tradicional, está em fisgá-los na hora da compra. Para tal, há técnicas de neuromarketing, que tentam "ler a mente do consumidor" a fim de lhe dirigir apelos certeiros. Para operar esses serviços específicos no varejo, os publicitários criaram a nomenclatura "shopper marketing". A maior rede global do gênero pertence à rede de agências americana Saatchi & Saatchi que criou, há 13 anos, a Saatchi & Saatchi X.

 

No fim do ano passado, a S&S não só abriu um escritório da X no Brasil, como trouxe para o comando global Dina Howell, até então vice-presidente mundial de marketing da gigante de bens de consumo P&G. Na antiga companhia por 22 anos, a executiva incluiu o Brasil na lista das primeiras viagens internacionais. O motivo é o crescimento "exponencial" do varejo no País, além da Saatchi X precisar ocupar terreno aqui antes que um concorrente o faça.

 

"O Brasil é importante para nossos planos de expansão global porque, em primeiro lugar, temos de atender a demanda de nossos clientes globais que crescem no País", explica Dina, por telefone. Ela chega ao Brasil hoje para visitar clientes e conhecer a equipe local. "Depois, o Brasil é um polo de negócios entre os emergentes e uma escola para o varejo. Há desde hipermercados até camelôs de rua, sofisticados shoppings e ainda redes de vendedores porta a porta. Tudo isso convivendo em harmonia para um País das dimensões do Brasil. Isso significa que temos um campo para desenvolvimento de ferramentas e técnicas que poderão ser replicadas em outros países da América Latina, da Ásia e da África", completa.

 

Nascida em Nova York, mãe de dois filhos adolescentes, Dina está animada com a nova tarefa e com as perspectivas do negócio no Brasil. Reconhece que o shopper marketing ganha espaço rapidamente graças aos bons resultados que atinge. "Muito dinheiro tem sido gasto na construção de marcas por meio da propaganda tradicional. Mas muito desse trabalho se perde a poucos metros dos caixas da lojas. É nesse momento que o consumidor tem de ser atraído de forma simples, mas eficiente. A publicidade vai continuar a existir e a envolver consumidores, Mas, cada vez mais, as empresas vão querer se aproximar do "momento da verdade", como chamávamos na P&G, reduzindo as barreiras na hora decisão de compra."

 

Mulheres em postos de comando no universo da publicidade ainda são poucas. Dina não se intimida e também não endossa essa situação. Diz que as oportunidades são iguais. "Acredito em foco e dedicação no trabalho. Foi assim que eu construí minha carreira".

 

Para dirigir o escritório brasileiro, a Saatchi X contratou Regis Duarte, que atua com marketing há 20 anos, tendo passado por empresas como Hewlett-Packard e agências como Ogilvy. O escritório brasileiro funciona na sede da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, em São Paulo. Fazem parte do portfólio da agência empresas como Walmart, LG, Diageo e P&G.

 

Referência global

 

Dina Howell

Presidente mundial da Saatchi & Saatchi X
"O Brasil é um polo de negócios entre os emergentes e uma escola para o varejo. Há desde hipermercados até camelôs, sofisticados shoppings e ainda vendedores porta a porta"

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>