Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

24/02/2011 12:01 - Danone investe em iogurte com cálcio

Nova marca chega ao mercado dia 17 já com rival na prateleira, o Molico Totalcálcio, da Nestlé

 

Quando Activia, da Danone, foi lançado, em 2004, o brasileiro consumia cerca de quatro quilos de iogurte ao ano. Naquela época, boa parte dos consumidores acreditava que o produto era alimento para criança. Na época, o produto focado em mulheres e com apelo funcional, o de ajudar na digestão, deu um chacoalhada no mercado. Ajudou o consumo anual per capita subir aos atuais 6,4 quilos.

 

Mas o bom desempenho nas vendas também deixava no ar a dúvida sobre o risco de a Danone ter cerca de 25% do faturamento dependente de um só produto. A resposta veio, basicamente, em duas etapas: no ano passado a empresa decidiu ampliar a linha Danoninho e agora prepara o lançamento do Densia, um iogurte que promete suprir metade das necessidades diárias de cálcio com apenas um potinho do produto.

 

A marca, já lançada na França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Rússia, é focada em mulheres de mais de 30 anos. Com essa especificidade e a qualidade funcional que promete, o Densia chega dia 17 de março ao mercado com grandes expectativas: conseguir o mesmo que Activia, ou seja, aumentar em 50% o consumo per capita de iogurtes do brasileiro - e também reduzir a dependência da Danone da marca trazida há sete anos.

 

"Hoje, essa média de consumo de 6,4 quilos ao ano dá o mesmo que meia colher de iogurte por dia - o que é muito pouco", diz Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone Brasil. Segundo ele, o consumo na Holanda e na França é cinco vezes maior que o brasileiro. Na Espanha, é quatro vezes maior. Na Argentina, o consumo - em queda por conta da crise - é ainda bem acima do brasileiro: 15 quilos por ao para cada habitante.

 

A Danone, que no ano passado fez um investimento publicitário de R$ 421,7 milhões, não revela quanto irá aplicar no lançamento de Densia. Mas a companhia espera que o novo produto aumente as vendas da empresa em pelo menos 20% este ano. "Em 2010, crescemos 20% em vendas, em volume, o que foi um ótimo feito, já que a Danone Brasil tem o compromisso de dobrar de tamanho até 2014", diz Vasques, que não revela o valor das vendas da companhia.

 

Com o resultado -bem acima da média do mercado, que foi de 4,8%, a subsidiária brasileira passou do 8º para o 5º entre as maiores operações da Danone no mundo. Além do bom desempenho de Activia - com 56% do mercado de iogurtes funcionais, segundo a revista "Supermercado Moderno" - a empresa comemora ao salto de 40% nas vendas em volume de Danoninho, graças a lançamentos como a versão em caixinha, que dispensa refrigeração, e o Danoninho Ice, para ser tomado como picolé.

 

Densia, que será produzido na fábrica de Poços de Caldas, em Minas Gerais (a outra unidade de produção fica em Maracanaú, no Ceará), chega para ser o terceiro iogurte funcional da companhia. Em 2009, a Danone lançou Actimel, que compete com o Yakult, da multinacional japonesa de mesmo nome. Hoje, conforme dados Nielsen, Actimel tem 8,04% de participação no mercado de funcionais.

 

Ao contrário de Activia, que foi pioneiro no mercado de iogurtes funcionais, Densia já chega para disputar espaço na prateleira com linha de iogurtes Molico Totalcálcio, da Nestlé, lançado em agosto do ano passado. "Não fizemos campanha no lançamento, mas começamos este mês com anúncio de TV para divulgar o produto", diz Fernando Guerra, gerente de marketing de refrigerados da Nestlé.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>