Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

17/02/2011 11:21 - Venda de cosméticos e higiene sobe 12,6%

O Brasil é o terceiro mercado consumidor do mundo – perde para os Estados Unidos e Japão. 


 
As empresas que fabricam itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentaram crescimento na receita de 12,6% em 2010, em relação a 2009, movimentando um total de R$ 27,5 bilhões. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basilio, afirma que o resultado representa o 15º crescimento real consecutivo do segmento na casa dos dois dígitos.
 


Mesmo assim, a alta poderia ter sido ser de 13,5%, se não fossem os problemas enfrentados pela gigante de cosméticos Avon no ano passado. "A piora do resultado da companhia pode ter reduzido o crescimento do setor", diz Basilio, sem dar mais detalhes.
 


Entre os principais motivos dos números positivos do segmento, afirma o presidente da Abihpec, está a alta na renda da população das classes D e E, que possibilitou a aquisição de itens principalmente em produtos de higiene. "Esses consumidores duplicaram a compra de protetores solares, enxaguatórios bucais e, em até 3%, o consumo de sabonetes em barra e cremes dentais".
 


O índice de aceitação de enxaguatórios bucais entre a população das classes D e E passou de 3%, em 2004, para 37%, em 2009; o protetor para o rosto, de 12% para 38%, no período. A classe A e B também alavancou o setor: o interesse pelo creme para o rosto subiu de 12% para 38%.
 


Para ele, o conceito de supérfluos da categoria é subjetivo. "As mulheres representam quase 50% da população economicamente ativa. Imagine se elas gostariam de ir trabalhar sem usar a tintura de cabelo. Só para citar um exemplo da importância do item: provavelmente a presidente Dilma Rousseff não teria sido eleita se usasse os cabelos brancos", opina Basilio. "Isso pode comprometer o sucesso na carreira profissional de qualquer consumidora".
 


Impostos – Um dos desafios do setor, afirma o executivo, é a alta carga tributária. Citando a tintura de cabelo mais uma vez: a soma dos tributos Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) resulta na incidência de 58% no preço final da mercadoria.
 


O Brasil é o terceiro mercado consumidor do mundo – perde para os Estados Unidos e Japão. "O Brasil pode perder o lugar para a China. Mas deve ganhar o espaço ocupado pelo Japão. Dessa forma, vai continuar sendo um dos três principais".
 


O investimento do setor em 2010, com recursos próprios, foi de R$ 9,2 bilhões. Em 2009, o montante registrado foi de R$ 6,6 bilhões. As prioridades foram a modernização do parque industrial, o marketing e a inovação tecnológica.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>