Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/02/2011 09:30 - Condição de oferta leva empresas a alterar composição do café

Pesquisas realizadas com consumidores de café apontam que, mais do que a qualidade do produto, a consistência da qualidade é um fator essencial na decisão de compra.
O consumidor quer adquirir um café que mantenha as mesmas características em compras recorrentes, o que explica a importância da marca.

 

Essa decisão ocorre em razão de o café ser um bem de experiência: ao comprar, é impossível avaliar as características intrínsecas do produto, o que ocorre apenas no ato de consumo.

 

Se a consistência é um fator importante, uma curiosidade é saber se as empresas processadoras mantêm seus "blends" (misturas) estáveis ou se elas priorizam a conjuntura da oferta de café verde, ou seja, o preço, na confecção de seu produto.
Essa indagação é pertinente quando se observa forte mudança na composição da oferta das três principais qualidades de café verde nos últimos anos: robusta, arábica suave e arábica natural.

 

A taxa de crescimento do café robusta supera a do arábica, especialmente na última década. Esse crescimento é impulsionado pela inserção do Vietnã, que se tornou o segundo maior produtor e exportador do produto, com 17% do mercado, ante participação insignificante no início da década de 1990. No que diz respeito ao arábica suave, a Colômbia, tradicionalmente o segundo maior produtor mundial, ocupa agora a terceira posição -11% do mercado-, apresentando taxas de crescimento praticamente constantes, segundo a Organização Mundial do Café (OIC). Será então que as processadoras se valem dessa nova organização do mercado para compor "blends" de seu produto com cafés de preços inferiores? Ou, refazendo a pergunta, será que as empresas, de uma forma geral, não são fiéis a seus "blends"? Para responder a essas indagações, realizou-se um estudo com dados mensais fornecidos pela OIC, relativos aos preços dos cafés arábica colombiano, arábica brasileiro e robusta, entre janeiro de 2002 e novembro de 2010.

 

Por meio de análises estatísticas, concluiu-se que as processadoras adotam estratégia de mudanças na composição do "blend" conforme as variações nos preços de cada espécie de café.

 

Isso significa que, apesar de os consumidores valorizarem a consistência do produto, as firmas adotam práticas destinadas à maximização do lucro, como o uso de matéria-prima de menor custo.

 

Desse modo, e considerando que as empresas não querem perder consumidores, um importante questionamento emerge: será que os fabricantes conseguem variar o "blend" sem que o consumidor perceba de forma sistemática essa variação? Ou, ainda, será que as novas técnicas de processamento (vaporização, aromatização) permitem o uso de distintas espécies de café sem alterar (ou alterando pouco) o aroma e o sabor do "blend" de forma perceptível ao consumidor?

 

Se tal lógica está correta, as estratégias que possibilitam aos produtores maior controle sobre o valor de seu produto contribuiriam para a manutenção do padrão de qualidade.

 

Aliadas às ações de aproximação com o consumidor, que permitem que este reconheça a importância dos atributos da matéria-prima, o desenvolvimento dessas estratégias evitaria que o produtor se tornasse refém do processo industrial, que muda conforme a oferta.

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>