Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/02/2011 11:06 - Pão de Açúcar já contabiliza 15 lojas exclusivas da marca Taeq

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) parece sair novamente à frente da concorrência ao adotar uma estratégia diferenciada no ramo de produtos de marca própria: abrir lojas físicas exclusivas, dentro de suas unidades. É este o caso da marca Taeq, criada pela empresa para produtos de enfoque sustentável, cuja maioria é voltada a moda esportiva (roupas e acessórios), e oferecida a público mais exigente.

 

As vendas têm sido favoráveis, tanto que a rede afirma ter 50 novos projetos para o segmento de marca própria, que conta hoje na linha Taeq com um mix de 1.000 produtos. A marca, que tem como foco a sustentabilidade, receberá um investimento de R$ 8 milhões para desenvolvimento de novos produtos, aplicação em canais e ações de marketing.

 

Considerada a primeira marca própria no País a contar com lojas exclusivas de seus produtos, a Taeq hoje tem15 lojas exclusivas, 11 das quais estão em São Paulo (duas dentro da rede Extra e nove em lojas do Pão de Açúcar). Há, ainda, duas unidades Taeq no Rio de Janeiro e uma em Brasília (DF), além de uma em Fortaleza (CE).

 

Questionada sobre a expansão do número de lojas Taeq, a gerente da área de produtos Marcas Próprias, Isadora Sbrissa de Campos, afirma apenas que por questões estratégicas não se pronuncia a respeito de novas lojas, mas diz que o Pão de Açúcar foi o pioneiro desse ramo no Brasil, que continua sendo o único e que terá novidades ainda este ano. "No final de 2011 vamos lançar uma barrinha de cereal feita com a colaboração dos consumidores que participaram da campanha 'Barrinha do meu jeito', no Facebook", enfatiza.

 

Além das lojas próprias e das unidades do GPA, a Taeq está presente nas academias A! Body Tech localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Nestes locais são vendidos barras de cereais e isotônicos da marca.

 

Carimbo GPA

 

O Grupo Pão de Açúcar, que está presente no segmento de marcas próprias desde a década de 1970, tem nove marcas exclusivas nas prateleiras do mercado brasileiro, que são: Casino e Club des Sommeliers (nas categorias de alimentos e bebidas), Cast, Bambini, Cherokee (têxtil), Homeleader e Cyber (eletro).

Há dois anos o grupo lançou também a Qualitá, que conta hoje com mais de 1.200 itens em nove categorias e oferece produtos básicos, como arroz, feijão, café, ovos, frutas e verduras, além de linhas de higiene e limpeza. Recentemente o GPA foi mais uma vez para fora do País buscar mais uma inovação. Segundo o vice-presidente do grupo, Hugo Bethlem, hoje alguns produtos vendidos na rede que ele gere já podem ser rastreados por trazer orientação de sua procedência.

 

"O nosso cliente consegue fazer o rastreamento por meio do smartphone, obtendo mais informações sobre produtos da marca Taeq oferecidos no sacolão das lojas", enfatiza.

 

Concorrência

As concorrentes também líderes Carrefour e Walmart também têm uma extensa lista de itens marca própria. No caso da francesa Carrefour, atualmente a rede conta com cerca de 1.200 produtos com sua assinatura. A rede possui quatro marcas próprias: Linha Viver, Carrefour, Selection e Garantia de Origem. Quando é questionada sobre a possível instalação de uma loja própria para as suas marcas, a empresa não se pronunciou.

 

Modelo estrangeiro

O segmento de marca própria movimentou ano passado cerca de R$ 177 bilhões, e segundo a presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias (Abmapro), Neide Montesano, este tipo de negócio é um conceito europeu muito utilizado. "Na Europa e também nos Estados Unidos este modelo é comum tanto no varejo supermercadista quanto no de vestuário", explica Neide.

 

O Brasil segue a tendência, e daqui a algum tempo outras marcas adotarão este modelo de negócios para valorizar o seu empreendimento e aumentar o faturamento. "Na Suíça, por exemplo, o mercado está consolidado ao ponto de a marca própria ser responsável por 48% do faturamento da empresa no país", enfatiza.

 

Segundo a entidade, atualmente o Brasil conta com 65 mil itens de marca própria que são responsáveis por 4,8% do mercado varejista, que em 2009 obteve um faturamento de R$ 177 bilhões. O número de itens é 18% maior quando comparado ao do mesmo período do ano anterior.

 

Os produtos são entre e 10% e 20% mais baratos do que os itens posicionados na mesma categoria. Os produtos que mais se destacam neste meio, com 61% de crescimento em comparação ao mesmo período móvel anual (agosto de 2009 a julho de 2010), são as cestas de bebidas não alcoólicas. Dentro desta cesta, a categoria sucos prontos teve um aumento de 95% e respondeu por 7,8% de participação no mercado.

 

Veículo: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>