Geral
02/02/2011 12:05 - Para crescer mais, setor de biscoitos terá que sofisticar a produção
Poucos mercados no Brasil são tão grandes e maduros como o de biscoitos. Com 1,242 milhão de toneladas produzidas no ano passado, a categoria é considerada uma das maiores em volume no setor de alimentos. Em valores, as vendas de biscoito chegaram a R$ 6,47 bilhões em 2010 - uma representatividade que, dentre os bens não duráveis, só perde para o mercado de cervejas. Mas apesar de seu tamanho, o segmento de biscoitos tem apresentado taxas de crescimento modestas. De acordo com a Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (Anib), as vendas em volume cresceram apenas 3% em 2010 e 6,5% em valor, na comparação com 2009.
Essas taxas têm explicação: no Brasil, conforme dados de mercado, 99 de cada 100 lares consomem biscoitos regularmente, independente de classe social ou região do país. Em um mercado tão maduro quanto esse, como conseguir percentuais melhores de crescimento?
"Ninguém vai comer mais biscoito do que já consome", diz Rodrigo Peçanha, gerente de marketing de biscoitos e panificados da Arcor, dona das marcas Triunfo e Aymoré. "A categoria tem agora que se reinventar", acrescenta ele.
Essa "reinvenção" tem a ver com a melhora do sortimento de produtos disponível para o consumidor, segundo Andre Barros, gerente de marketing da Garoto, que está lançando agora sua linha de biscoitos. "O mercado brasileiro ficou muito tempo concentrado nas versões mais simples, como os 'cream crackers', as bolachas 'maizena' e as 'maria'. Por isso ainda há muita alternativa de desenvolvimento a ser explorada", diz ele.
Prova disso são os números de desenvolvimento do mercado em 2010, auferidos pela Nielsen. Biscoitos mais simples, como os de água e sal tiveram queda em volume de 2,7%. As bolachas doces sem recheio (tipo "maria" e "maizena") venderam 2,3% menos. Produtos um pouco mais sofisticados como "cookies" (biscoitos com gotas de chocolate, por exemplo), tiveram alta de 29,3% em volume. "Foi por isso que tivemos um percentual maior de vendas em valor do que em volume", diz José dos Santos dos Reis, presidente do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo (Simabesp) e vice-presidente da Anib.
"O consumidor tem procurado novidades", diz Peçanha, da Arcor. Por essa razão, demanda por biscoitos importados têm crescido na rede de supermercados Pão de Açúcar. Segundo dados fornecidos pela empresa, as vendas, em volume, de biscoitos importados cresceram 40% - a alta dos nacionais foi de 8%.
É com foco nesse consumidor que quer produtos mais elaborados que a Garoto está lançando sua linha de biscoitos. "Em quanto a categoria vem tendo crescimento vegetativo ano a ano, os biscoitos da Nestlé que levam marcas de chocolate, como Prestígio, Galak, e Classic, venderam 23% mais entre 2007 e 2010", diz Barros, se referindo à empresa suíça, controladora da Garoto.
Outra aposta da indústria nessa tentativa de vender produtos mais elaborados são os biscoitos com apelo relacionado à saúde. São, por exemplo, bolachas com menor nível de sódio; biscoitos enriquecidos com ferro, vitaminas ou fibras; com menos gordura e também adicionados de grãos naturais como aveia e linhaça. "Agregar funcionalidades é uma tendência mundial que a indústria no Brasil também deve apostar com mais força em 2011", diz Peçanha.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria