Geral
26/01/2011 11:00 - Supermercados fazem diversificação do mix
Tendo em vista o aumento da renda da população e o conseqüente crescimento do consumo por parte das pessoas pertencentes às classes C e D no país, além das perspectivas de manutenção da economia ao longo de 2011, as redes supermercadistas mineiras estão realizando investimentos para atender à crescente demanda por parte do novo perfil de consumidor. Conforme representantes das redes do Estado, os aportes foram ou estão sendo realizados na ampliação das instalações e na diversificação do mix de produtos.
A rede de supermercados Coelho Diniz, sediada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, por exemplo, precisou realizar inversões em todas as nove lojas que possui na região, além de ampliar o mix de produtos em 30%. De acordo com o proprietário, Ercílio Diniz Filho, os investimentos, que somaram mais de R$ 10 milhões foram realizados ao longo dos últimos dois anos.
"À medida que fomos percebendo o aumento da demanda por parte das classes C e D, começamos a direcionar nossos investimentos e produtos a eles, de forma que aproveitássemos o bom momento do consumo. A maior parte das reformas foi realizada nos setores de refrigeração, hortifrútis e açougue. Com maior poder de compra, eles passaram a consumir mais estes itens", explicou.
Antes mesmo do aumento da renda desses consumidores, a rede já atendia a diferentes públicos das diversas classes sociais. No entanto, Diniz Filho afirmou que como forma de aproveitar o avanço no consumo por parte das classes mais baixas, a empresa investiu também no aumento do mix de produtos. "Passamos de aproximadamente 8,5 mil itens para mais de 12 mil", disse.
Diversificação - Já o proprietário da rede de supermercados Candidés, Gilson Teodoro Amaral, com três lojas em Divinópolis, região Centro-Oeste do Estado, explicou que as lojas da rede são bastante diversificadas, sendo cada uma responsável por atender, em maior escala, um público diferente. "Em uma delas focamos o público A e B, na outra a classe média; e na terceira, as demais", destacou.
Porém, segundo ele, está havendo o aumento na procura por itens específicos em todas as lojas, por parte dos consumidores pertencentes às classes C e D. Foi então, que a empresa optou por investir em uma maior diversificação dos itens, disponibilizando várias marcas e produtos em todas as lojas.
"Tivemos que dar uma atenção especial aos refrigerados, aos embutidos e, principalmente, às bebidas. Além disso, antes, notávamos uma grande diversificação na procura pelas marcas dos produtos. Hoje, já há uma concentração naquelas mais famosas e de maior valor agregado", explicou.
Conforme Amaral, atualmente a rede vende cerca de 10 mil itens, volume 10% superior à quantidade comercializada antes do aumento da massa salarial no país. Juntas, as classes C e D respondem por cerca de 55% do volume de vendas da rede Candidés. "Em termos de rentabilidade, a loja voltada para o público A ainda é maior. Mas quando se trata de volume, temos uma maior participação dos novos consumidores", disse.
Da mesma forma, o Comércio e Distribuição Sales Ltda (Supermercado Sales), com sede em Barbacena, no Campos das Vertentes, e com 13 lojas espalhadas por Minas Gerais, a maioria na Zona da Mata, também tem investido na ampliação e diversificação do mix de mercadorias para atrair e atender às chamadas classes emergentes.
De acordo com o gerente da rede, Peterson Willian, apesar de a maioria dos clientes pertencerem às classes B e C, com pessoas ávidas por produtos com maior valor agregado, a empresa também tem apostado na diversificação do mix de produtos, já que os clientes vindos das classes C e D, tendem a consumir estes mesmos itens.
"Com o aumento da massa salarial, estas pessoas têm buscado, justamente, os produtos com maior valor agregado. Por isso, a rede está investindo na diversificação dos itens, como forma de atender também, a demanda vinda deles", justificou sem, no entanto, revelar o volume de mercadorias comercializadas pela rede.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria