Geral
19/01/2011 12:09 - Eletroletrônicos lideram desejo de consumo na cidade de São Paulo
Os eletroeletrônicos lideram as intenções de compra dos consumidores no primeiro trimestre, tanto nas lojas físicas, quanto via internet. Foi o que mostrou a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, do Programa de Administração do Varejo (Provar) da FIA. Apesar da liderança da categoria, no geral o levantamento mostrou um recuo nas pretensões de consumo em relação aos três primeiros meses do ano passado.
Segundo o estudo, que analisa dez categorias de bens e entrevista 500 consumidores na cidade de São Paulo, 12,4% dos entrevistados que mostraram disposição de ir às compras afirmaram que querem adquirir algum eletroeletrônico. A segunda maior intenção de compra foi verificada em material de construção, com 10,2%. Os menores índices foram apurados nas áreas de cama, mesa e banho (2,2%) e eletroportáteis (4,4%).
Quando se analisa a intenção geral de consumir ao menos um produto de qualquer uma das diferentes categorias abordadas, no entanto, observa-se uma redução da pretensão de compra. Nos três primeiros meses do ano, 71,8% das pessoas consultadas afirmaram que devem ir às compras, uma queda de 5,4 ponto percentual frente ao índice registrado no mesmo período de 2010.
Ainda na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, apenas três categorias, dentre as dez analisadas, registraram aumento das intenções de compra: eletroeletrônicos, eletroportáteis e automóveis.
Na internet, os resultados vieram melhores, com uma pequena alta na intenção de compras. No primeiro trimestre, 90% dos entrevistados informaram a pretensão de comprar algum produto das dez categorias. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 88,6%. Eletroeletrônicos, CDs, DVDs, livros e revistas, além de itens de informática, lideraram as pretensões de compra on-line.
A pesquisa mostra ainda que os consumidores acreditam que deverão gastar mais em suas aquisições. "A elevação da intenção dos gastos já pode ser considerada um efeito da inflação. O consumidor vai comprar, mas acha que vai acabar pagando mais caro", afirmou o coordenador geral do Provar, Claudio Felisoni. Com produtos de linha branca, por exemplo, os consumidores acreditavam que iriam gastar em média R$ 1.322 nos três primeiros meses de 2010. Neste trimestre, a expectativa é desembolsar R$ 1.906.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria