Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

14/01/2011 11:44 - Carrefour amplia venda e confirma perdas

A despeito dos escândalos contábeis que assolaram a filial brasileira do Carrefour, o Brasil se destacou no balanço de 2010 da multinacional francesa. Nos resultados divulgados ontem, as vendas mundiais somaram € 101 bilhões, com aumento real de 2,5%. No Brasil a alta foi de 13,2%.

 

Sobre as perdas registradas com a revisão das demonstrações financeiras no Brasil, a varejista informou que a avaliação feita pela KPMG levou cinco meses e já foi concluída. Na análise, antecipada em outubro pelo Valor, concluiu-se que dos € 550 milhões já anunciados em baixas contábeis nos resultados, mais de 40% se referem às despesas extraordinárias relativas ao ano de 2010. Nessa soma (foram € 240 milhões) estão incluídas pendências em ações trabalhistas na Justiça e descontos que teriam sido negociados com fornecedores, mas não foram embolsados. Ao se incluir as perdas nessas áreas em 2009, a conta sobe para € 266 milhões.

 

Em depreciações de produtos, ou seja, redução do valor do estoque que a rede dizia existir, a perda foi de € 202 milhões nos dois anos, período em que o lucro operacional encolheu em € 82 milhões, sendo que grande parte foi relacionada ao ano de 2009 (€ 52 milhões).

 

Pela primeira vez, a rede admite que decidiu fazer "mais auditorias internas e externas em diversos países". Essas revisões resultaram em uma despesa de € 54 milhões nos resultados de 2010. A varejista não informa em quais países realizou novas auditorias.

 

No Brasil, o desempenho foi puxado pelo Atacadão, rede de atacado que também vende ao varejo, com 70 lojas em 21 Estados e no Distrito Federal. No ano passado, foram abertos 12 pontos de venda. Em compensação, a área de hipermercado, cujo modelo está sendo revisto pelo Carrefour em todo o mundo, tem 114 lojas no país, com apenas uma aberta em 2010.

 

Na França, o crescimento real das vendas brutas de 2010 foi de 1,5%, para € 41,8 bilhões. A Europa, excluindo o mercado francês, registrou queda de 2,3% no ano. América Latina e Ásia, respectivamente, cresceram 14,6% e 14,9%.

 

Considerando as vendas nas mesmas lojas, a América Latina apresentou o melhor desempenho: alta de 7,9%. No mesmo critério, o Brasil cresceu 5,5%. As vendas totais no país em 2010 atingiram € 12,5 bilhões.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>