Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/01/2011 10:19 - Supermercados acirram guerra de preços

A disputa pelo bolso do consumidor ficou mais acirrada entre as grandes redes de supermercado com a estratégia do Walmart de adotar novo modelo comercial importado da matriz norte-americana de reduzir em até 20% o preço de 2.000 itens por tempo indeterminado, terminando com as tradicionais promoções semanais.

 

Mesmo diante de promoções atrativas, o consumidor tem mais chance de economizar ao pesquisar preços nos estabelecimentos próximos de casa. É o que faz a comerciante Vera Lucia Fernandes de Souza, que aproveita as promoções para ir às compras com os tablóides de diversos supermercados para conseguir desconto no caixa.

 

Ontem, ela tinha dez panfletos de ofertas, com diversos produtos sinalizados para comparar os preços ou pedir valor menor no fim da compra. "Sempre faço isso. Não sei quantificar o quanto economizo, mas R$ 0,30 a menos por produto faz diferença para mim", salienta.

 

O presidente do conselho do Provar (Programa de Administração de Varejo), Claudio Felisoni de Angelo, comenta que a estratégia das empresas é capturar a atenção do consumidor para rentabilizar o negócio, visto que as margens de lucro nas seções de alimento, higiene e limpeza são baixas.

 

"As principais táticas são fixar os preços terminados em 0,99 centavos e leve três e pague dois para dar a sensação ao cliente de estar gastando menos. Redes como Extra, Carrefour e Walmart têm quase o mesmo preço."

 

Angelo destaca que 65% dos consumidores fidelizam os supermercados que frequentam, mas quando vão as compras gastam 20% a mais que o previsto devido à falta de planejamento.

 

Para o vice-presidente comercial do Walmart, José Rafael Vasquez, a nova estratégia preza manter os valores de determinados produtos por diversas semanas. "O processo de negociação com fornecedores não foi fácil, mas ganhamos um voto de confiança deles", afirma.

 

COMPARAÇÃO - A equipe do Diário percorreu ontem três lojas em Santo André para verificar a variação nos preços. O pacote de arroz tipo um com cinco quilos estava mais barato no Carrefour (R$ 7,29), enquanto no Extra custava R$ 7,90 e no Walmart, R$ 8,54. A variação entre o valor mais alto e o mais baixo foi de 14%.

 

Já o quilo do feijão tipo 1 no Extra foi encontrado por R$ 2,75, no Walmart por R$ 2,98 e no Carrefour, R$ 3,29. Enquanto meio quilo de café moído no Walmart era vendido a R$ 4,98, no Carrefour custava R$ 5,59 e no Extra, R$ 5,79.

 


Veículo: Diário do Grande ABC

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>