Geral
11/01/2011 10:17 - Na prateleira, venda de "experiências" para a classe média
Varejo: Redes de eletrodomésticos, supermercados e sistema porta a porta surgem como novos canais
Certas de que boa parte dos consumidores com renda familiar mensal em torno de R$ 5 mil já estão prontos a comprar coisas que não podem tocar, as empresas que vendem experiências começam a invadir o grande varejo. Supermercados, redes de móveis e eletroeletrônicos e até revendedoras de produtos de beleza que trabalham no porta a porta são os novos canais de empresas como O Melhor da Vida, A Vida é Bela, Smart Box, Pandora e Viver! Experiências.
Até hoje, internet e livrarias concentravam as vendas dos kits de experiência - uma caixinha contendo um catálogo de opções em determinado tema (zen, aventura, beleza etc), acompanhado de um voucher que dá direito ao serviço escolhido. Entre as opções, desde um rally a pé nas montanhas (R$ 49), passando por um banho de ofurô com pétalas de rosas e massagem para os pés (R$ 119), até dirigir uma Ferrari em Interlagos (R$ 600).
"A venda de experiências no Brasil deve emplacar principalmente por causa da classe C", diz Cristina Reis, diretora de A Vida É Bela, empresa portuguesa que tem filiais no Brasil e na Espanha. Segundo Cristina, a classe C terá esse momento como uma aspiração. "Dei para a minha empregada um kit 'Pausa Zen', que dá direito a serviços como peeling de cristal ou peeling de diamante. Ela delirou", diz a executiva, que pretende fazer a presença da marca saltar dos atuais 10 pontos de venda (todos na Fnac) para 300 este ano. "Vamos chegar a grandes varejistas como hipermercados", diz ela. No Brasil, onde está desde 2009, o A Vida É Bela faturou R$ 2 milhões em 2010 e projeta R$ 25 milhões para este ano. No exterior, o faturamento foi de €60 milhões ano passado.
Criada no fim de 2010 pelo português Ricardo Ferreira, executivo que comandou a chegada do A Vida É Bela ao Brasil, a Pandora Experiênciasacaba de fechar uma parceria com a Máquina de Vendas para oferecer os seus kits nas três redes da varejista de móveis e eletro - Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar, que juntas somam cerca de 800 pontos de venda. Nas lojas, os kits da empresa devem chegar antes do Dia das Mães, em maio, mas no site da Ricardo Eletro já serão oferecidos a partir do próximo mês, a preços que vão de R$ 70 a R$ 350. A meta da Pandora é faturar R$ 8 milhões este ano.
Com 80% das suas vendas concentradas no segmento corporativo, o site O Melhor da Vida está aumentando esforços para conquistar o consumidor comum. A empresa iniciou este ano a venda porta a porta, aproveitando as revendedoras de produtos de beleza, entre outros profissionais. "Queremos que a representatividade do varejo no faturamento dobre para 40%", diz Jorge Nahas, sócio do site. Criado em 2009, O Melhor da Vida faturou R$ 5,6 milhões em 2010 e projeta receita de R$ 10 milhões este ano.
"Vamos ganhar escala, formando uma equipe de um mil vendedores", diz o empresário, que também fechou parceria com a rede Mundo Verde, dona de 180 lojas de produtos naturais. Para o varejo, o preço dos kits vai de R$ 49 a R$ 1 mil. Acima desse valor, até R$ 40 mil, os produtos são voltados especialmente ao segmento corporativo, que pode comprar o kit para premiar altos executivos. Neste caso, há experiências bem mais ambiciosas, como dividir caçarolas em Paris com um chef dono de três estrelas no Guia Michelin.
A LGestá entre as empresas que se tornaram clientes de O Melhor da Vida. "Todos os consumidores da marca têm direito a escolher um dos kits do site, que passou a integrar o nosso programa de relacionamento", diz Mônica Ogata, supervisora de marketing de relacionamento da LG. O Clube LG, voltado aos varejistas que são clientes corporativos da marca, também aderiu aos kits de experiência.
A ideia de vender uma caixinha onde estão descritos todos os sonhos possíveis de serem realizados - e a qual preço - surgiu na Europa, onde está uma das líderes desse mercado, a francesa Smartbox. Com presença em 23 países, a empresa faturou €600 milhões em 2010, sendo que o Brasil representou entre 2% e 3% desse valor. Com 160 pontos de venda no país, a Smartbox quer fazer este número saltar para 400 até o fim de 2011. "Estamos negociando com o Pão de Açúcar", diz João Vianna, diretor geral da Smartbox no Brasil.
Levar os kits de experiência para as prateleiras dos supermercados também faz parte dos planos da Viva! Experiências, criada há um ano. A empresa planeja quadruplicar o atual número de pontos de venda (25) e triplicar o faturamento, para R$ 9 milhões este ano. "Temos o desafio de tornar o produto conhecido", diz Andre Susskind, sócio do Viva!.
Para isso, é preciso tornar a experiência "tangível", levando o produto - a caixinha - mais próximo do consumidor. "Brasileiro não gosta de chegar sem nada nas mãos", diz Susskind, que lembra de uma experiência pessoal. "No aniversário da minha mãe, há alguns anos, eu dei de presente uma massagem e cheguei apenas com um pedaço de papel, o voucher", diz. Mais tradicional, o irmão de Susskind levou um vinho. "Naquela época, ele saiu ganhando, mas hoje a minha caixinha faria a diferença".
Veículo: Valor Econômico

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