Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/01/2011 10:28 - Para ter mais volume, Walmart elimina promoções

O consumidor que visitar as lojas do Walmarta partir de hoje pode estranhar a ausência das típicas cartolinas amarelas anunciando preços baixos "só hoje!". Aos 15 anos de Brasil, a filial da líder mundial do varejo decidiu colocar em prática o velho slogan "preço baixo todo dia". Na prática, significa que não haverão promoções em nenhuma das nove bandeiras do grupo no país (Walmart, Hiper Bompreço, Big, Bompreço, Nacional Mercadorama, Todo Dia, Maxxi e Sam's Club), porque a meta é ter, sempre, os preços até 20% mais baixos do que eram até agora.

 

"O consumidor não ficará restrito a um dia da semana para fazer uma boa compra", diz Marcos Samaha, presidente do Walmart no país. Para conseguir este feito, o Walmart cortou custos internos, reduziu sua margem percentual sobre os produtos e reformulou seu contrato com fornecedores. Nesse sentido, os descontos relacionados a mídia (quando o fornecedor paga para ser anunciado no folheto de ofertas) e a espaço extra na loja (quando o produto aparece na ponta da gôndola ou em "ilhas" na área de circulação) foram extintos.

 

"Como resultado, temos maior equilíbrio na participação de fornecedores pequenos e médios, em comparação aos grandes", diz José Rafael Vasquez, vice-presidente comercial do Walmart Brasil. A partir de agora, para ganhar espaço de destaque na loja, basta que o fornecedor ofereça o melhor preço. Como exemplo, ele cita um fornecedor médio de salgadinhos e bombonière que, no último trimestre de 2010, na fase de testes do projeto, aumentou em 70% suas vendas depois de baixar o preço dos itens.

 

Um fornecedor de alimentos ouvido pelo Valorafirma que alguns descontos continuam sendo cobrados. "Ainda há uma cobrança para inauguração loja, reinauguração de loja e logística [o fabricante leva o produto até o centro de distribuição do varejista e arca com os custos do transporte até as lojas da rede]", diz a fonte. Para esse fabricante, o desconto médio caiu de 19% para 6% no novo contrato.

 

Outro fabricante de alimentos afirma que as grandes redes - Walmart, Carrefoure Pão de Açúcar- têm proposto contratos menos leoninos desde o ano passado, quando passaram a unificar o desconto sobre a fatura paga aos fornecedores. "Eles querem ter alternativas aos grandes fabricantes".

 

Nesse primeiro momento, o desconto de até 20% no Walmart foi repassado a dois mil itens de alimentos, bebidas, limpeza e higiene pessoal. Paulatinamente, será estendido aos 70 mil itens da rede. A proposta é ganhar em volume para compensar a redução da margem percentual e do aumento dos custos de mídia, diz Samaha. Mas e se a concorrência oferecer uma promoção melhor? "O brasileiro é inteligente e não vai comprar algo que é barato só um dia, quer comprar sempre".

 

O grupo Pão de Açúcar manterá a estratégia de preços e de negociação com indústria. "Fizemos reduções de custos, reestruturamos o negócio para sermos competitivos, várias vezes, e negociamos com fornecedores há tempos. O preço mais baixo sempre não é novidade no varejo brasileiro e isso já tem dado certo para nós", diz José Roberto Tambasco, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>