Geral
05/01/2011 09:36 - Fusões de varejistas aumentam os gastos da indústria com logística
O novo formato do varejo brasileiro de eletrodomésticos, após as fusões que marcaram o noticiário econômico em 2010, está tirando o sono dos fabricantes. Não bastassem as já tradicionais barganhas de preços, resultantes do maior volume de encomendas, o rearranjo logístico das novas gigantes do varejo está gerando custos adicionais, segundo informou a superintendente da Esmaltec, Annette Reeves de Castro.
De acordo com Annette, 70% do mercado nacional de linha branca está nas mãos de três grupos: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar, Ponto Frioe Casas Bahia), Máquina de Vendas(Insinuante, Ricardo Eletro e Center Lar) e Magazine Luiza/ Lojas Maia. "Esse volume de compras eleva consideravelmente o poder de barganha. A gente tenta montar um mix de produtos que prejudique o mínimo possível as nossas margens", explicou a executiva.
Ela diz que as fusões resultaram em sérias dificuldades logísticas para a indústria, uma vez que as varejistas estão unificando seus centros de distribuição, em busca de sinergias operacionais. Diante disso, ficou mais complicada e custosa a entrega das encomendas.
"Neste ano (2010) a gente viu várias redes de varejo com fila, pois não tinham estrutura logística para receber (as encomendas). Meu caminhão fica na fila e meu custo logístico sobe", diz Annette. "Sabemos que as empresas fazem fusão para gerar sinergia. Eu diria que a gente teve um maior custo logístico e teve um achatamento de margem entre 5% e 10%. A cadeia está comendo, a cada dia mais, o resultado da indústria".
Outro distribuidor de eletrodomésticos do Nordeste, que preferiu não ter seu nome publicado, reforça a tese. Segundo ele, as fusões reduziram o número de pontos para a entrega das mercadorias, o que tem gerado problemas de ordem logística. Ele lembra, porém, que as fusões não foram as únicas responsáveis pela situação. "A estrutura logística, em geral, não cresceu no mesmo ritmo do mercado, do número de novas lojas abertas", explicou. (MC)
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria