Geral
04/01/2011 11:06 - Varejo também comete erros de abordagem
Por perceber o potencial das classes C, D e E, as empresa do varejo são apontadas como as que melhor dialogam com o modo de vida desses consumidores.
O grupo Pão de Açúcar recentemente transformou a bandeira CompreBem (antigo Barateiro) em Extra Supermercado porque percebeu a mudança de hábito de consumo dos consumidores emergentes.
"Ampliamos a quantidade de itens perecíveis que eram oferecidos para atender a necessidade dos clientes", diz Hugo Bethlem, vice-presidente do grupo.
No passado, a rede admite ter cometido erros que serviram para entender o novo consumidor.
"Oferecíamos uma série de produtos da marca Barateiro. E, para o consumidor mais pobre, isso era o mesmo que dizer "eu já sou pobre e você quer que eu coloque na mesa um produto que mostre isso a meus amigos e familiares?"."
"Agora, a marca oferecida no Extra Supermercado é a Qualitá, que remete a um produto de qualidade, que não vai envergonhá-lo", afirma o executivo, ao se referir ao fato de a classe emergente querer reforçar o status e a confiança.
Outro erro apontado pelo executivo é insistir em propagandas com percentuais de desconto.
"Você coloca em letras garrafais que tal produto tem 15% de desconto. Mas esquece que 67% da população tem dificuldade em entender matemática", afirma o vice-presidente do Pão de Açúcar.
TAPETE VERMELHO
A rede Magazine Luiza estende tapete vermelho, oferece café da manhã, promoções exclusivas e faz eventos em suas lojas para um grupo de 700 mil "clientes ouro", que são considerados os mais fiéis.
"Não são os que mais gastam, são os mais fiéis. Uma vez por ano abrimos as lojas especialmente para recebê-los para um café da manhã como o oferecido em hotéis cinco estrelas, com direito a tapete vermelho", diz Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas da rede.
Cerca de 25% do faturamento do grupo vem de consumidores na faixa de renda de R$ 1.700 a R$ 1.800. (CR)
veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria