Geral
03/01/2011 15:01 - Norma, do grupo Carvajal, fatura 25% mais
A Norma, uma das três maiores empresas de produtos de papelaria do país, planeja investir R$ 3 milhões em 2011 em melhorias de produção e marketing. Essa foi a mesma quantia que a empresa aplicou em 2010, quando o seu faturamento, não divulgado, deve crescer 25% em relação ao ano passado. A empresa pertence ao grupo colombiano Carvajal, com 106 anos de mercado, faturamento anual de R$ 3,4 bilhões e 23 mil funcionários.
"Nos últimos três anos estamos nos profissionalizando. A família [Carvajal] está indo para o conselho e conta com um profissional treinado no grupo ou do mercado", afirma o diretor-geral da Norma, José Roberto Siqueira.
O executivo começou a trabalhar na Norma no início deste ano como parte do objetivo da empresa de profissionalizar a gestão. Ele presidiu a divisão de iluminação da Philipspara a América Latina. Também passou pela Tintas Corale Unilever.
Cerca de 95% do faturamento da Norma é gerado pela divisão de produtos de papelaria, como cadernos, agendas e mochilas. Os 5% restantes vêm da venda de livros didáticos. Siqueira estima que a classe C já movimente R$ 80 milhões por ano com a compra de cadernos. Segundo ele, o mercado total brasileiro de cadernos está no patamar de R$ 480 milhões por ano.
O executivo conta que em 2010 a empresa aumentou em 30% o número de produtos com preço de "entrada", mais baratos, com valores a partir de R$ 1. No entanto, ele observa que os consumidores da classe C estão migrando dos produtos mais baratos e entrando numa faixa de preços mais elevados e com maior valor agregado. Como exemplo, ele cita o caderno com a imagem do cantor Luan Santana estampada na capa, que custa de R$ 5 a R$ 6. Esse produto está entre os mais vendidos da Norma em 2010. E, segundo Siqueira, teve grande aceitação pelo consumidor da classe C.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria