Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

03/01/2011 09:24 - Vendas de alimentos devem subir 5%

Indústria tende a manter aposta em produtos mais sofisticados, para atender aumento da renda

 

Apesar do aumento acelerado das commodities, que afetou os custos, a indústria de alimentos encerra 2010 com desempenho positivo. O crescimento das vendas deve ficar acima de 7%, descontada a inflação, segundo expectativa da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), que ainda não concluiu as estatísticas fechadas do ano. As projeções para 2011 também são de crescimento.

 

"Esperamos uma venda em volume entre 4,5% e 5% maior do que em 2010, que já foi um ano de alta surpreendente nas vendas", afirma Denis Ribeiro, diretor do departamento de economia da Abia.

 

No início de 2010, a Abia divulgou que esperava uma alta de 5% em suas vendas - parâmetro que foi ultrapassado já no fim de outubro. Naquele mês, a indústria brasileira de alimentos chegou à marca de R$ 327 bilhões em faturamento acumulado em 12 meses. No mesmo período do ano passado, essa soma era R$ 35 bilhões menor. As exportações chegaram a R$ 36,7 bilhões, ultrapassando os R$ 36 bilhões registrados entre outubro de 2008 e outubro de 2009.

 

Os desafios de 2011, segundo o economista, devem ser parecidos com os de 2010. Ou seja: a pressão de preços das commodities continuará surtindo efeitos na cadeia produtiva. E põe pressão nisso: nos últimos 12 meses, o açúcar subiu 16,21% no mercado internacional, o trigo variou 47,88%, o milho disparou 50,03% e a soja, 33,81%. "O próximo ano não será um ano ruim, de jeito nenhum. Continuaremos crescendo, embora em ritmo mais lento que o de 2010, principalmente por conta das commodities", diz Ribeiro.

 

A tendência de sofisticação dos produtos, segundo João Carlos Lazzarini, diretor de atendimento ao varejo da Nielsen, deve continuar ganhando terreno no varejo de alimentos nacional. "As pessoas têm mais renda e mais acesso ao crédito e cada vez mais se deixam levar pelo desejo de indulgência que um produto mais sofisticado pode proporcionar", afirma.

 

Em 2010 muitas categorias de produtos cresceram graças a esse fenômeno. Os biscoitos, por exemplo, tiveram alta média de 4,2% nas vendas em volume de janeiro a agosto em relação ao mesmo período de 2009, segundo a Nielsen. A versão mais sofisticada - o recheado - cresceu bem mais: 59%, conforme a mesma pesquisa.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>