Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/12/2010 09:46 - Empresas inovam nas entregas à classe C

Logística de Ambev, Nestlé e Sadia, entre outras, já inclui entregadores com bicicletas e triciclos e venda porta a porta

 

Empresas contratam entregadores nas comunidades para facilitar identificação de endereço irregular

 

As classes C e D estão indo às compras na internet. E as transportadoras se virando para entregar. De barco, bicicleta, triciclo, carrinho de mão ou mesmo a pé, as empresas estão chegando a localidades onde nem mesmo os Correios se aventuram.

 

Em maio deste ano, quando as favelas da zona norte do Rio de Janeiro ainda eram dominadas por traficantes, a transportadora Direct Express montou uma base na Vila Cruzeiro, na Penha.


 
A operação -que hoje contabiliza 500 entregas por dia- só foi possível a partir de uma parceria com um projeto de inclusão social de jovens, o Atitude Social, ligado à ONG Ibiss.

 

Os entregadores da Direct, muitos ex-traficantes, usam uniformes e trabalham de bicicleta, a pé, de moto ou furgão. São 20 entregadores, que percorrem todas as favelas do Complexo do Alemão.

 

Antes da parceria, a Direct contabilizava 18 assaltos e R$ 180 mil de perdas com mercadorias roubadas no caminho da entrega em um ano na região. "Nunca ninguém tinha conseguido fazer entregas regularmente no Alemão", diz Luiz Nascimento, sócio da Direct.

 

Com uma cobertura de 500 cidades em todo o país, e 1 milhão de entregas por mês, a Direct Express deve faturar R$ 130 milhões neste ano, alta de 60% ante 2009. A alta, diz Nascimento, foi impulsionada pelo aumento do poder de compra das classes C e D.

 

"Temos percebido uma mudança no perfil da entrega", diz. Há dois anos, 80% dos endereços eram em condomínios, em bairros nobres e com CEP estruturado, e 20% em bairros periféricos. Hoje, a conta é 60% e 40%.

 

A demanda das classes mais baixas também leva a um aumento de "ocorrências": quando uma entrega não acontece por problemas de endereço ou ausência do morador. Para reduzi-las, a empresa implantou uma tecnologia que agiliza a comunicação com o cliente.

 

Enquanto o entregador segue a sua jornada, a central tenta localizar o cliente e, sempre que possível, o entregador pode fazer uma nova tentativa no mesmo dia.

 

Levantamento da empresa de pagamentos digitais MoIP mostra que 52% dos consumidores de e-commerce são da classe C.

 

"Os lotes diminuíram de tamanho e hoje é preciso entregar menos volumes em um número muito maior de pontos", avalia Adalberto Pazan, presidente do conselho da Aslog (Associação Brasileira de Logística).

 

Segundo Pazan, essa mudança de perfil tem pressionado as margens no setor. "As transportadoras terão de encontrar nichos de especialização ou crescer para ganhar em escala." Essa pressão de custos explica a onda de fusão no setor.

 

No primeiro semestre de 2010, foram realizadas oito operações de fusão e aquisição, segundo levantamento da consultoria PricewaterhouseCoopers. Juntas, somaram cerca de R$ 1 bilhão.

 

NESTLÉ

 

As inovações para atender ao novo consumidor da classe C e D não se limitam ao varejo. As indústrias também estão inventando novas formas de levar seus produtos para essa população.

 

A Nestlé conta com um sistema de microdistribuidores que ficam na "entrada" das periferias das grandes cidades e que abastecem um time de revendedoras.

 

O programa Nestlé Até Você começou há quatro anos de forma restrita em São Paulo e hoje já conta com mais de 7700 revendedoras em 19 Estados. Elas são abastecidas em 235 centros de microdistribuição e vendem os produtos em seus próprios bairros, em carrinhos de mão.

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>