Geral
23/12/2010 11:15 - Horário ampliado de lojas facilita últimas compras
Para evitar o período em que o comércio recebe mais clientes, lojistas recomendam ir ao shopping no começo da manhã ou no fim da noite
Se você é como a maioria dos brasileiros e deixou para comprar os presentes de Natal na última hora, não se desespere. Pensando no consumidor que ainda não teve tempo para gastar o 13, shoppings e centros comerciais de rua ampliaram o horário de atendimento. E dá até para fugir do período em que as lojas ficam mais cheias de clientes.
Nos shoppings, os lojistas recomendam ir às compras logo na abertura ou perto do fechamento dos estabelecimentos. Já quem pretende ir para a Rua 25 de Março ou no Brás, o melhor horário é no fim da tarde, a partir as 15h - já que pela manhã esses endereços recebem consumidores de outras cidades e estados brasileiros.
"Por uma característica do comportamento do brasileiro - que deixa tudo para última hora -, o movimento nesses últimos dias que antecedem o Natal é muito maior do que no começo de dezembro", disse o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso da Silva.
Segundo o diretor, o bom momento da economia brasileira contribui para as expectativas positivas para este Natal. A previsão da Alshop é que as vendas neste fim de ano fiquem 14% das realizadas no mesmo período de 2009.
A Associação Comercial de São Paulo também está otimista. A previsão é de 12% no aumento das vendas neste ano em relação ao ano passado. "É um bom resultado, sem dúvida nenhuma", afirmou o superintendente institucional da entidade, Marcel Solimeo.
Segundo pesquisa realizada pela associação, os paulistas estão comprando preferencialmente roupas e calçados, mas outros itens também estão na lista, como televisão, geladeira, celular e notebooks. Solimeo explicou que a queda de preço dos eletroeletrônicos e as prestações mais acessíveis têm ajudado nas vendas.
Para o diretor da União dos Lojistas da Rua 25 de Março (Univinco), Marcelo Mauad, o aumento dos consumidores que vão às compras nesses últimos dias antes das festas de fim de ano deve contribuir para o fechamento positivo. A previsão, segundo Mauad, é aumentar das vendas de 10% a 15% em relação a 2009.
"Especialmente no dia 24, é um movimento muito bom e rápido, já que as pessoas já sabem o que vão comprar", afirmou Mauad, ao ressaltar que amanhã são esperadas cerca de 800 mil pessoas na 25 de Março.
Segundo o diretor da Univinco, os consumidores terão boas oportunidades de compra na sexta-feira na região da 25 de Março. Segundo Mauad, algumas lojas já estão liquidando os estoques e baixando ainda mais os preços das mercadorias.
Geralmente, as liquidações de Natal acontecem somente após o dia 25 de dezembro, principalmente nos shoppings, que fazem grandes promoções para acabar com estoque de verão logo no início da temporada. Grandes redes de lojas de departamento também fazem promoções após o Natal.
Na avaliação do economista Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), disse que muitos lojistas não estão estruturados para receber os consumidores e perdem vendas por falta de mercadoria no estoque.
Segundo Pastore, a falta de experiência em gestão dos lojistas explica em parte o problema. "As lojas acham que tem produtos suficientes, mas não têm. Quando os consumidores vão comprar na véspera do Natal, já não encontram a mercadoria que procuram. Isso dá uma falsa impressão de que a loja vendeu tudo. Na verdade, poderia vender muito mais."
O economista disse que isso acontece com muita frequência no comércio varejista porque o custo do dinheiro ainda é muito caro no Brasil. E, com medo de perder dinheiro com mercadorias no estoque, o lojista prefere comprar pouco.
"Isso acontece tanto nos shoppings como no comércio de rua. É muito difícil na véspera de Natal você encontrar aquilo que você realmente procura", afirmou Pastore.
Veículo: Diário de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria